Bactérias cromogênicas - Manchas escuras nos dentes

27 abril 2017
Comentários: 0
27 abril 2017, Comentários: 0

Manchas escuras nos dentes – O que são?

Você já deve ter ouvido diversas respostas para essa pergunta, os motivos sim, podem ser diversos, como cáries, antibióticos, tabagismo, fluorose, necrose pulpar, já sobrou até pro café, não é mesmo? Mas pigmentações nos dentes também podem ser resultado de bactérias, chamadas de bactérias cromogênicas.

Então, o que são bactérias cromogênicas?

São da espécie prevotella melaninogênica, que são #bactérias que deixam os dentes escurecidos, normalmente a parte interna e próxima a gengiva. O diagnóstico só o dentista pode dar, ele tem como avaliar o tipo de mancha e como deve tratar.

Tipos de manchas:

As pigmentações dentárias, manchas escuras nos dentes, podem ser extrínseca. Causadas por acúmulo de substancias com corantes nas superfícies dos dentes ou intrínsecas. Se dão durante a formação do dente, com alterações que afetam estrutura, esmalte e/ou dentina.

Como que se formam as pigmentações nos dentes.

A escovação bem feita garante a remoção da placa bacteriana e com isso impede o acúmulo das bactérias. Elas não estão relacionadas à cáries dentárias, mas por outro lado, quando já houver acúmulo de bactérias e a pigmentação for visível, sua remoção não é tão fácil assim. Deve ser feita por um profissional.

E como é feita a remoção?

Através de uma profilaxia dental, que trata-se de uma limpeza do destes mais completa e mais profunda, feita pelo dentista no consultório. Este procedimento ajuda também a evitar outras doenças bucais como #gengivite e #cáries. Quando o paciente tem maior disposição para o acúmulo de bactérias é recomendada uma limpeza a cada 3 meses.

profilaxia das Bactérias cromogênicas - Manchas escuras nos dentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *