Saiba mais sobre os benefícios

A aplicação tópica de flúor é uma espécie de terapia para os dentes, um reforço na proteção contra cáries. O flúor é um produto industrializado, quimicamente testado, composto por fluoreto que protege as cavidades dentárias. Ele age no esmalte do dente aumentando os minerais que por sua vez são responsáveis por neutralizar a ação das bactérias produtoras de ácido láctico. A escovação é de suma importância, uma para remover mecanicamente a sujeira, tártaros e bactérias e o flúor é um forte aliado neste processo.

 

aplicação tópica de flúor

 

O mau hálito também está normalmente ligado a higienização

O uso contínuo de flúor ajuda a combater o mau hálito, mas não soluciona o problema que na maioria dos casos é causado por bactérias. Primeiramente é preciso cuidar da higiene bucal, fazendo uso de fio dental e escovação diária. Cuidados com a alimentação também são fortes aliados no combate ao mau hálito, mas se o problema persistir, um médico deverá ser consultado.

 

Como a cárie é mais recorrente em crianças, quando que se deve começar a prevenção?

O cuidado com os dentes não tem prazo de começar. Já na gestação o consumo, pela mãe, de vitaminas já vai adiantado estes cuidados. Desde bebê é preciso limpar a gengiva e bicos de mamadeiras. Logo que os primeiros dentinhos começar a dar sinal, os pais já iniciam a educação da escovação, usando produtos adequados a idade da criança. A cárie é mais recorrente em crianças, justamente pela falta de cuidados e maior consumo de doces. A primeira dentição é mais sensível, mas com os cuidados adequados a criança não terá cáries.

 

A pasta de dente contém flúor?

Sim, a maioria contém, procure indicações na embalagem ou peça ao seu dentista quais os melhores produtos. Existem outros tantos artigos complementares como flúor líquido, géis, espumas, pastilhas, entre outros, mas nenhum reduz a necessidade de uso da escova dental.

 

Quais as formas de usar flúor?

A mais tradicional é o bochecho de flúor líquido após a escovação. Atualmente o mercado oferece dezenas de opções para aplicações locais, como chicletes que contém flúor, comprimidos, gotas, géis e é claro, os cremes dentais. Mas o que nem todos sabem é que o flúor está presente na água tratada, aquela que você usa em casa pra escovação, pra beber e pra fazer comida. Os dentistas também usam para aplicações tópicas auxiliares como por vernizes fluoretados.