Infiltrante de cáries - ICON

Método inovador para tratar cáries sem brocas

Sabe aquele barulhinho irritante que põe medo em muita gente? Então, ele pode estar com os dias contados. Se esse era o seu medo de dentista, isso pode estar prestes a acabar. Uma nova tecnologia está surgindo no mercado, trata-se de um método inovador, micro invasivo no tratamento de cáries. O infiltrante Icon combate a cárie, desde que no começo, sem que seja necessário retirar com brocas. Perfuração e restauração era, até a pouco, a única opção no tratamento contra as cáries, mas este novo método ajuda a controlar a progressão das cáries nos estágios iniciais.

 

tratamento cárie inicial com o infiltraste ICON DMG

 

Infiltrante Icon ® (DMG):

É uma resina, altamente fluida, que penetra no esmalte do dente e bloqueia a passagem dos ácidos produzidos pela fermentação bacteriana que são responsáveis pelas cáries.

 

seringa infiltrante icon dmg

 

Como é o tratamento com o infiltrante?

Sem perfurações. Em acordo com o dentista e conforme a área atingida, o paciente pode escolher duas opções de aplicação do produto: o tratamento proximal e o tratamento da superfície lisa.

Proximal: Com os dentes já limpos, o dentista separa-os individualmente usando uma borracha e aplica o Icon-Etch que permanece agindo por 2 min. Após, é enxaguado com água abundante, o dente é seco e é feita a aplicação do Icon-Dry que segue aplicado por mais 30 segundos, quando novamente enxagua e seca o dente. Aí sim, aplica-se o Icon-infiltrant agindo por 3 minutos, após, mais 40 segundos fotopolemizando e mais 1 minuto de nova aplicação Icon-infiltrant agindo sobre a área. Novamente é feita a fotopolemização e pronto. Não preciso de brocas, é rápido e indolor.

Superfície Lisa: O processo é o mesmo o que muda é somente o plano de aplicação. Os instrumentos utilizados são profissionais, por isso não é indicado fazer o procedimento em casa.

O tratamento de cárie com infiltrante de resina tem alta relevância clinica, ele é eficaz na proteção e preservação do tecido sadio ao redor da lesão. A detecção precoce da cárie é importante para evitar o tratamento invasivo realizado com brocas e raspagens, excluindo a necessidade de radiografias, anestesias e procedimentos dolorosos.

 

 

Então, o método infiltrante substitui a obturação?

Sim, desde que no período inicial. Em fases mais avançadas, em que a cárie progrediu para além do esmalte, este método não é mais suficientemente eficaz. Neste caso é necessária fazer a limpeza com a broca e o preenchimento com resina, da forma tradicional.

 

Mas enfim, esta técnica é comprovada? É realmente eficaz?

O infiltrante Icon é um procedimento que vem sendo muito estudado e têm obtido resultados altamente satisfatórios que confirmam a eficácia do produto. Apesar de sua comercialização ter sido liberada somente a partir de 2009, centenas de testes foram realizados anteriormente o que dá a garantia de que o produto realmente funciona. Os resultados destes estudos demonstram ainda que o uso do Icon pode ser um preventivo contra cáries, com efeito, que podem durar muitos anos.