Microabrasão Dentária

A microabrasão e o método mais eficaz na remoção de manchas superficiais do esmalte dos dentes

As manchas nos dentes nem sempre são sinal de danos graves à saúde, mas com certeza ocasionam um impacto psicológico muito negativo para os pacientes. A aparência normalmente desagradável das manchas ou das descolorações, especialmente àquelas causadas por fluorose dentária, têm levado pesquisadores a desenvolver e aprimorar materiais e técnicas para a remoção destas e consequentemente à obtenção de uma estética satisfatória. A microabrasão é uma das técnicas.

 

microabrasão

 

Os motivos:

A fluorose dentária é a principal causadora de manchas. É consequência da exposição excessiva dos dentes ao flúor, que como já conhecemos em diversas situações cotidianas, o que é demais pode se tornar prejudicial. Outros motivos podem ser o cigarro, uso contínuo de antibióticos ou mesmo defeitos de formação e escurecimento pelo tempo ou acúmulo de pigmentos.

 

Os tratamentos:

O tratamento mais simples e menos invasivo é o clareamento dental, que pode ser feito em casa. Nele o paciente aplica uma quantidade, indicada pelo dentista, de um gel composto por ácido clorídrico e carbeto de silício. Que são compostos abrasivos medianos e muito eficazes.

Outro método de microabrasão do esmalte é empregado o ácido hidroclorídrico (18%) ou ácido fosfórico (37%) associado à pedra pomes. Estes são executados com um instrumento rotatório feito em duas seções. Esta técnica pode remover uma ou mais camadas do esmalte, dependendo da profundidade das manchas.

 

 

O procedimento de microabrasão do dente é simples, o dentista protege a gengiva e com transluminescência visualiza a posição e gravidade das manchas. A partir daí faz a microabrasão com a primeira aplicação do ácido clorídrico e partículas de sílica. O próximo procedimento é o polimento, com fluoreto e nitrato de sódio. Na segunda sessão, após 7 dias, as manchas já diminuíram em cerca de 50% e o tratamento é finalizado com mais uma seção como a anterior. Nos próximos 7 dias, segue com aplicação de géis clareadores (peróxido de hidrogêncio) para finalizar o processo.

 

seringa RM microabrão

 

Ambas as técnicas são capazes de remover manchas intrínsecas no esmalte em curta duração. Lembrando ainda que as técnicas associadas são mais eficazes. Mas somente o dentista poderá avaliar qual a melhor opção para cada caso.

 

Qual a idade apropriada para o tratamento?

Qualquer idade. A partir do aparecimento de manchas o tratamento pode ser iniciado, o quanto antes melhor. O mais comum é tratar os dentes permanentes da segunda dentição.

 

banner microabrasão whitness RM