Restauração Dentária

Obturação Dentária

Nem tudo está perdido: quebrou? teve uma cárie? Não tem problema, seu dentista resolve! A restauração dentária ou obturação é a solução mais comum e mais utilizada na reconstrução de dentes danificados por cáries ou fraturas. Com este procedimento seu dente volta a forma e função natural.

O procedimento é simples, um pouco desconfortável, mas muito compensador. Os materiais usados na restauração dentária são cada vez mais evoluídos, frutos de avançadas pesquisas que vêm em busca de maior estabilidade, durabilidade e garantia de conforto aos pacientes.

restauração dentária

Como é feita a restauração do dente?

Em caso de cárie – primeiramente o dentista remove, com suas ferramentas de alta rotação, toda a cárie de dentro da cavidade do dente. Certificando-se que toda a área afetada está limpa, ele então preenche com material de restauração. Por fim o dente é polido dando o acabamento final do material restaurador. Em caso de fratura – neste não é preciso limpar, o dentista passa adiante para a fase do preenchimento. O dentista fecha bem os espaços onde bactérias possam infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir posterior deterioração dos dentes.

restauração dental

Que materiais são utilizados?

O material mais comum e mais utilizado é a resina composta, ela é da cor do dente e de fácil modelagem. A porcelana também pode ser uma opção ou até um complemento na restauração dentária, dependendo do caso e situação do dente. Outros materiais, menos utilizados, são: a amálgama (liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco) e o ouro.

Qual é o melhor tipo de restauração dental?

Esta pergunta é muito importante, mexemos em um assunto delicado. Não há um tipo ideal que possa ser indicado em todos os casos sem avaliação profissional. O tipo de tratamento irá depender do tamanho do dano. Jamais confie em um profissional que indique qualquer tratamento sem estudar o seu caso especificamente. É preciso estimar a extensão dos prejuízos, possíveis alergias, o local da boca que receberá a restauração dentária e o custo.

seleção de cor da restauração dentária

Como saber quando é preciso uma restauração dentária?

Muitas vezes a cárie só é identificada pelo paciente quando já está em estágio bem avançado e doendo, por isso a importância de ir regularmente ao dentista. O profissional utiliza um pequeno espelho para observar minuciosamente a superfície de cada dente então, qualquer aspecto que lhe pareça anormal será analisado. Se for cárie aí não é hora de esperar e sim restaurar o mais rápido possível para que ela não avance prejudicando ainda mais o dente e causando dores.

Como evitar?

O que é possível evitar é o surgimento de cáries, para isso é preciso manter uma higienização correta. Cuidado, quando a cárie é mais profunda o dentista pode ter que remover o dente por completo, então neste caso, a restauração no dente não irá resolver, somente um implante poderá repor o dente perdido. Deixar os dentes fortes pode evitar possíveis traumas, procure ter uma alimentação saudável e consumir alimentos ricos em ferro.