12 maio 2015
Comentários: 0

Categoria: Oclusão
12 maio 2015, Comentários: 0

DTM e as dores Orofaciais

Disfunções Temporomandibulares nos músculos da mastigação podem ser causa de dores de cabeça, pescoço e até de ouvido.

Você tem dores frequentes na cabeça, boca, face ou pescoço? Atenção! Você pode estar com DTM. A dor funciona como um alerta ao organismo, ela avisa quando alguma coisa está errada.

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares que se referem anormalidades que comprometem as ATM (Articulações Temporomandibulares)  e ou os músculos da mastigação que ficam entre a mandíbula e o crânio. Essas disfunções, além de causar dor, comprometem a mastigação, deglutição e a fala.

Os principais sintomas se caracterizam por dificuldade de movimento e ruídos ao abrir ou fechar a boca, cansaço facial, seguidas de dores agudas e/ou crônicas.

Dores orofaciais podem ser originárias de diversas causas, elas podem ser neurológicas, otorrinolaringológicas, oftalmológicas e odontológicas. As causas odontológicas são muito frequentes e nem sempre são investigadas. A origem destas dores podem ser dos dentes ou encaixe dos dentes, gengivas e/ou ossos maxilares, músculos da mastigação, nervos, língua e articulações, portanto, o cirurgião dentista é indispensável no processo deste diagnóstico.

A DTM não tem causa específica, existem sim, fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção apareça. Trauma, bruxismo, má postura, estresse emocional, apertamento constante dos dentes, habito de mascar chicletes e roer unhas e até predisposição genética podem dar início à DTM.

O tratamento

O tratamento varia conforme a complexidade da DTM. Havendo dores crônicas o tratamento pode ser longo e utilizar-se do uso de placas miorrelaxantes e outros métodos de terapia física, além de medicamentos e cirurgia para casos específicos. Nos casos mais simples, compressas fisioterápicas podem ajudar.

Pacientes com dores crônicas também podem apresentar alterações psicológicas ou psíquicas associadas a depressão e ansiedade e podem necessitar de tratamentos específico, o mesmo ocorre com distúrbios do sono.

É importante lembrar que as dores na face também podem ser sintomas de doenças sistêmicas como artrite reumatoide, fibromialgia, câncer e diabetes.

Placas de Mordida

Tratam-se de estruturas de acrílico que envolvem os dentes e tem a função de protegem e aliviar as articulações promovendo o relaxamento dos músculos. A maior parte dos pacientes utiliza a placa somente a noite, mas dependendo o diagnóstico, em raras ocasiões, podem ser utilizados 24h/dia.

Curiosidades

A DTM é uma das principais causas de dores crônicas na face e de dores de cabeça crônicas de origem facial.

A DTM atinge com frequência mulheres de 20 a 50 anos.

A DTM, como já sabemos, pode ser muscular ou articular, mas também pode ser mista que são a segunda forma mais comum do problema.

A causa da DTM pode ser reumatoide, os casos são raros mas, degeneram o disco que é responsável por diminuir o atrito do movimento de abrir e fechar a boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *