infecções dentárias e doenças do coração

5 outubro 2016
Comentários: 0
5 outubro 2016, Comentários: 0

Perigo oculto: infecções dentárias aumentam risco de doenças do coração

Você sabia que uma simples cárie pode ser o início de um grave problema de saúde? A cárie é a causa mais comum de infecções na ponta da raiz dental. Essa infecção é também conhecida como periodontite apical, que nada mais é do que uma defesa do corpo contra a infecção microbiana na polpa dentária. Bom, mas o que esse nome complicado tem a ver com o coração? A questão é que cientistas descobriram relação entre a periodontite e o aumento no risco de doença arterial coronária.

 

problemas decorrentes de infecções dentárias

 

Infecção x Coração

Muitas pesquisas vêm sendo realizadas para estudar a relação entre a infecção na raiz dental e as doenças arteriais coronárias. Um dos estudos apresentou que a Síndrome de Coronária Aguda é 2,7 vezes mais comum nos pacientes que necessitam de tratamento de canal do que naqueles que não precisam desse atendimento.
Nem sempre os sintomas da infecção são sintomáticos, apesar de ser muito comum, muitas vezes a infecção na raiz dental só é descoberta em um exame de raio-X. Por isso, é importante ficar atento aos hábitos de higiene bucal e fazer uma visita ao dentista regularmente.
A relação entre doenças orais e outras doenças crônicas vem sendo investigada e já se sabe que a periodontite, além de aumentar o risco de doença arterial coronária, está relacionada à diabetes.

A pesquisa

O estudo foi realizado na Finlândia e contou com a participação de mais de 500 pacientes que sofriam sintomas cardíacos. A partir de exames médicos realizados nos participantes, com idade média de 62 anos, em apenas 30% não houve a constatação de problemas coronários. Os 70% restantes dos pacientes foram então submetidos a uma tomografia, que verificou os dentes e maxilares. Desse total, 60% apresentaram lesões inflamatórias nos dentes. A explicação pode estar no alto nível de soro de anticorpos, que tem relação com bactérias comuns, encontradas nas infecções dentárias. Ou seja, se são encontradas nas infecções bucais, elas podem ser encontradas e afetarem outras partes do corpo.

 

Doença coronária e prevenção

Uma dieta balanceada, a prática de exercícios físicos regulares e não fumar. Essas são as principais atitudes preventivas contra os problemas cardíacos. Os dados dessa pesquisa fazem com que o cuidado com o coração envolva ainda a saúde bucal. E principalmente, medidas para prevenir ou tratar infeções orais. É importante destacar que são pesquisas iniciais e que por isso necessitam de mais investigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *