31 maio 2017
Comentários: 0
31 maio 2017, Comentários: 0

Ranger os dentes

O bruxismo é uma atividade do sistema mastigatório que consiste em ranger os dentes através de contrações musculares que são mais comuns durante o sono. Essa é uma doença que afeta cerca de 40% da população mundial e acarreta desordens temporomandibulares. As causas do bruxismo podem estar ligadas à má oclusão dos dentes, mas as razões mais possíveis envolvem o psicológico e o sistema nervoso.

Como o estado emocional pode interferir na saúde bucal?

A ansiedade e a fobia social são distúrbios que afetam uma a cada seis pessoas nos dias de hoje. Especialistas alertam para a ligação com compulsividades que incluem roer unhas (afeta o sistema digestivo) e ranger e apertar os dentes, briquismo, que alteram o sistema mastigatório.

Como saber se estou com bruxismo?

Por se tratar de um hábito inconsciente, muitas pessoas nem sabem que tem #bruxismo. Muitas vezes quem percebe é outra pessoa que ouve o barulho durante o sono. Se você costuma acordar com dor na mandíbula e dores de cabeça, muito provavelmente está rangendo os dentes durante a noite. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos e soltos é até ocasionar fraturas, além de danificar o osso e levar a problemas nas articulações (ATM).

bruxismo noturno

 

Stress pode ser resolvido com tratamento odontológico?

Sim, os dentistas são responsáveis por mudanças no estilo de vida das pessoas, corrigindo o sistema mastigatório e melhorando a estética que dará um UP na autoestima. Além disso, a gengivite é uma doença bucal causada por #stress, assim como o bruxismo, que é responsável por fortes dores de cabeça e ouvidos. A boca é uma engrenagem que deve funcionar bem para que outras engrenagens do corpo também funcionem perfeitamente.

Como tratar o bruxismo?

O tratamento para esse fenômeno parafuncional ainda é discutível, mas uma certeza há, cabe ao cirurgião dentista intervir para que danos mais severos não ocorram. O uso de placas articulares de silicone – crianças ou acrílico – adultos, ajudam a proteger os dentes de desgastes e aliviam a atividade muscular causada pela tensão. O indicado é uma terapia conjugada entre dentista e psicólogo, e o desenvolvimento de atividades físicas.

placa de bruxismo

 

O bruxismo na infância

Mal a formação dos dentes de leites esteja completa e este problema já pode afetar as crianças. Normalmente percebido pelos pais quando a criança range os dentes durante o sono, o bruxismo pode ser causado por distúrbios respiratórios, disfunções do sono, ou até mesmo problemas gástricos como o refluxo, mas comumente a causa é a mesma adulta, o stress causado por algum trauma emocional/psicológico. Existe ainda o chamado #bruxismo de vigília, que é aquele que, mesmo acordada, a criança mantém os dentes apertados como se tivesse em situações estressantes. O bruxismo na infância, embora não pareça, é bastante comum, e desaparece sem tratamento, é necessário apenas o uso da placa de mordida, feita de silicone, para não haver consequências ao desenvolvimento.

 

O que é ATM e DTM?

É a articulação temporomandibular que liga o maxilar ao crânio e é responsável por mover a mandíbula. Já a DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular, normalmente detectada por fortes dores de cabeça. Porém o termo #DTM não pode ser responsável por todo e qualquer problema envolvendo a ATM, ou seja: disco, ligamentos, tendões, músculos, nervos, artérias, veias, entre outras, mas consideramos que a #ATM tem conexão com ouvido, pescoço, nuca, coluna e com isso, todo o resto do corpo efetivamente. Portanto, qualquer definição é genérica, qualquer sintoma deve ser levado para um profissional qualificado que somente ele dará o diagnóstico.

O que é dor orofacial?

Dor de cabeça, na face, no pescoço, na boca, dor orofacial. As causas tem origem no sistema nervoso e relacionada a fatores psicológicos ou doenças graves como câncer. Porém, as dores de origem dentária continuam sendo as mais comuns e que levam a DTM. Somente exames clínicos minuciosos darão um diagnóstico. A dor orofacial tem caráter multidisciplinar que pode envolver a odontologia, a otorrinolaringologia, a neurologia, a psiquiatria, a psicologia, oftalmologia, fonoaudiologia, fisioterapia, ente outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *