31 maio 2017
Comentários: 0
31 maio 2017, Comentários: 0

Inflamação Gengival

É uma inflamação da gengiva, geralmente causada por acúmulo de placa. Se não for tratada a tempo pode evoluir para a sua forma crônica e se tornar uma doença peiodontal grave que ocasiona a perda dos dentes e inflamações sérias na boca. Os assuntos acima estão ligados a Gengivite, o tártaro por exemplo, se não for tratado evolui para uma gengivite, e o mau hálito é uma consequência da inflamação que vai causar mau cheiro.

gengivite e periodontite

 

Sangramento na gengiva durante o uso do fio dental, pode ser gengivite?

Sim, se a gengiva sangrar já tem motivo suficiente para procurar um dentista.
Quanto mais cedo a doença for tratada melhor, evita que a moléstia progrida, pois a gengivite é responsável por danos irreversíveis nos tecidos que suportam os dentes. Mas mantenha a calma, no estágio inicial não há motivo para desespero, até porque, a gengivite não é a única causa de sangramento da gengiva. O uso irregular do fio dental pode machucar a gengiva e causar sangramento.

Quais as causas?

As causas mais comuns da gengivite é a má higiene bucal e o acúmulo de placa bacteriana. Outras causas possíveis são: má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, tabagismo, certos medicamentos, entre outros. A gengivite pode ainda esta associada a algumas enfermidades como: herpes, diabetes, epilepsia, aids, leucemia, ou algum tipo de reação alérgica.

Quais os sintomas?

O sintoma mais aparente e de fácil identificação, são gengivas vermelhas, inchadas e hipersensíveis que podem sangrar espontaneamente ou durante a escovação. A gengiva pode se soltar dos dentes, ocasionando uma retração, deixando um espaço que facilita o acúmulo de alimentos e placas bacterianas. Nesse estágio já percebe-se forte mau hálito e gosto ruim na boca.

Periodontite:

Assim é chamado o estágio mais avançado da gengivite. Neste, o osso e as fibras de sustentação que mantém os dentes já estão irreversivelmente danificados. A próxima fase chama-se de periodontite avançada, em que as fibras e os ossos estão destruídos. Neste, os dentes mudam de posição afetando a mordida, se aqui o tratamento não for eficaz, os dentes vão começar a cair.

gengiva saudável periodontite

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *