26 abril 2017
Comentários: 3
26 abril 2017, Comentários: 3

A vacina contra periodontite existe?

A periodontite é crônica e destrutiva e ainda não possui um tratamento eficaz.
As pesquisas para produzir a vacina contra periodontite estão em fase de conclusão e muito próxima de ser desenvolvida pela indústria farmacêutica. Uma equipe de cientistas australianos vem trabalhando nessa análise há 15 anos. As pesquisas epidêmicas mostraram que a periodontite afeta um a cada três adultos e tem sido associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, partos prematuros, artrite reumatoide e demência relacionada à bacteremia regular e inflamação crônica associada à doença. Tudo isso fez com que os cientistas se aprofundassem na pesquisa em busca de uma solução e encontraram uma vacina preventiva.

 

vacinar contra periodontite

 

O que é?

É uma doença que inflama o tecido gengival e pode resultar na perda dos dentes. A origem é bacteriana e o caráter é crônico, que vai afetando a gengiva progredindo para o osso alveolar, até não suportar mais sustentar o dente.

Atualmente como é o tratamento?

O tratamento inclui o uso de antibióticos, raspagens e pode, por vezes, envolver cirurgia pra melhorar o acesso. Porém, na maioria dos casos a doença continua a progredir após o tratamento convencional da periodontite.

E com a vacina contra periodontite? Como será?

A Vacina P. Gingivalis, como já é conhecida, é profilática e age como patogênico induzindo os anticorpos com a estratégia de neutralizar os principais fatores de virulência da bactéria. Ela pode ser utilizada tanto da prevenção da periodontite quanto na iniciação e progressão para a reabsorção óssea alveolar.

3 responses on “Vacina contra Periodontite

  1. Cristina disse:

    Boa noite. Confesso que fiquei surpresa com informações sobre o que esse problema periodontal pode causar. Tenho esse problema, hoje estou com 39 anos e sofro muito com isso. Já tive que colocar um fio de arame atrás dos dentes da parte inferior dos dentes da frente para que não venham a cair. Existe previsão dessa vacina? Ela virá no Brasil?
    Agradeço desde já pela informação.

    • Marcelo Borille disse:

      Cristina, infelizmente tudo o que sabemos é o que está escrito no post. Mas se tivermos novidade entraremos em contato com você imediatamente.

  2. Sonia Santos disse:

    Por favor qdo tiverem mais informações a respeito, me avisem pf. Mto obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *