Amortecedor de Lábios e Bochechas

Aparelho Amortecedor de Lábios e Bochechas

Há tempos que a odontologia vem trabalhando para promover um atendimento ao paciente com mais conforto e sem dor. A tecnologia e a pesquisa andam juntas para propiciar ao paciente segurança e eficácia na resolução dos problemas da arcada dentária. Por isso, diversos aparelhos ortodônticos vêm sendo desenvolvidos com este intuito: melhorar qualidade de vida das pessoas durante o tratamento e, principalmente, ao fim dele.

 

Amortecedor de Lábios e Bochechas

 

Neste sentido, o Amortecedor de Lábios e Bochechas é um tipo de aparelho usado quando os músculos dos lábios e bochechas exercem muita pressão sob os dentes. Por isso, esses amortecedores permitem manter lábios e bochechas afastados da arcada dentária e contribuem para aliviar essa pressão.

 

Especificidades do aparelho

Ele é composto basicamente por um fio grosso de metal, podendo ser tanto aparelho fixo, como um aparelho móvel. A modalidade do aparelho depende do tratamento que será realizado, e para isso o profissional dentista é quem fará a avaliação e determinará qual dos dois aparelhos utilizar. No entanto, o objetivo do aparelho continua sendo o mesmo: impedir que os músculos exerçam pressão sobre a arcada dentária.

Como já dizíamos, as situações vão determinar o tipo de aparelho e o tratamento a ser realizado. No caso de sobremordidas exageradas (má relação entre maxila e mandíbula), por exemplo, o uso de placas de acrílico é o mais indicado. Ou ainda, dependendo do problema, podem ser utilizados dois tipos diferentes de aparelho, como no caso de problemas oclusais (desvio do relacionamento normal, do encaixe correto entre os dentes).

 

Sistema complexo

É importante destacar que os músculos faciais, aliados às articulações, exercem força sob a arcada dentária. Essa força é a resposta aos estímulos do sistema nervoso central, podendo ser voluntária ou não. O equilíbrio entre esta força dos grupos musculares e das articulações é essencial para evitar problemas ortodônticos.

Parece simples, mas não é. A harmonia entre este conjunto de músculos, ossos, língua, gengiva, bochechas e lábios é fundamental para que o paciente não adquira problemas na fala, mastigação, deglutição, articulações, respiração, problemas neurológicos, de formação muscular, perda dentária, e tantos outros problemas de saúde.

 

Várias especialidades

Em vários tipos de tratamentos, o auxílio de outros profissionais como neurologistas, fonoaudiólogos e nutricionistas podem ser requisitados para

aprimorar e completar o tratamento e assim resolver as deficiências encontradas.

 

Não confunda

Muitos confundem o Amortecedor de Lábios e Bochechas  com os aparelhos mantenedores de espaços, onde ambos podem ser fixos ou móveis. Utilizado principalmente por crianças, os aparelho mantenedores de espaço são indicados para manter a abertura da gengiva, no caso da perda precoce de algum dente. O aparelho funciona como um “guardião” de espaço.