Contenção ortodôntica

O aparelho de contenção nem sempre é visto com bons olhos pelos pacientes, mas é de extrema importância para a continuação do tratamento do aparelho dental fixo. Ele previne que os dentes voltem à posição original, já que trabalha com a readequação dos tecidos de suporte do dente, ou seja, osso, gengiva e fibras. No entanto, para ter o efeito desejado é preciso de tempo, e, por isso a necessidade de utilizar adequadamente e continuamente o aparelho de contenção. Aos poucos seu uso vai reduzindo, no entanto é preciso estar atento à um correto diagnóstico e planejamento.

aparelho de contenção ortodôntica

 

 

Tipos de aparelhos de contenção

Existem basicamente dois tipos de aparelho de contenção: os aparelhos standard; e os aparelhos invisíveis.

 

Aparelho de contenção standard

É o mais conhecido. Ele é feito com uma liga plástica específica e com uma armação metálica. Atualmente há a possibilidade de colorir a parte da liga, que fica no interior da boca.

 

Aparelho de contenção invisível

É muito parecido com o invisalign. Ele é feito de um plástico transparente e além de ser muito discreto, ele é muito confortável. Atualmente é o mais preferido pelos pacientes por estas características de conforto e estética, porém ambos os aparelhos cumprem com o mesmo objetivo de conter os dentes na nova posição.

 

Tempo do tratamento

Como já falamos anteriormente, o tempo de uso do aparelho de contenção é muito importante para a efetividade do tratamento. O período mínimo de uso do aparelho de contenção é de seis meses a um ano, mas tudo vai depender de como foi o seu tratamento e da resistência dos seus dentes em querer permanecer no novo lugar determinado. Após esse primeiro período você fará uma nova avaliação com o seu dentista e ele definirá como seguirá o uso do aparelho de contenção daqui pra frente.

Para ter resultados mais rápidos e diminuir o uso do aparelho de contenção, é necessário que você siga alguns cuidados, como não tirar o aparelho a todo o momento. Se você tirar quando for à uma festa ou evento esporádico, tudo bem, mas fazer disso um hábito o resultado será o desalinhamento dos seus dentes. De preferência tire o aparelho apenas para fazer a higienização e manutenção, quando necessário.