O tratamento ortodôntico é aquele em que um aparelho é colocado nos dentes e lentamente promove a movimentação dos dentes até a posição mais alinhada possível, o tipo de aparelho pode ser escolhido pelo usuário, com a orientação do dentista, sempre! Na hora de escolher o aparelho ortodôntico, uma série de opções é oferecida. Atualmente a estética ideal fica com o invisalign que, por outro lado é menos usual devido ao custo mais elevado. Em seguida vem o aparelho estético transparente de safira ou cerâmica, ou ainda o aparelho invisível, que mais se parece com o Invisalign, mas tem outra função.

Conheça as diferenças entre cada um destes aparelhos estéticos

 

aparelho estético invisalign

 

Como é o aparelho transparente?

É aquele com brackets fixo, com ligamento de metal, bem parecido com o tradicional, mas ao invés de metal, os brackets são feitos de outros materiais como safira ou cerâmica. Por isso a estética dele é bem melhor.

 

Cerâmica ou Safira, qual a diferença?

A diferença entre o aparelho estético de safira e o de cerâmica ou porcelana está na translucidez, a cerâmica é um pouco mais opaca que a safira, mas a percepção é mínima. A safira, por sua vez é mais resistente e não amarela e nem mancha o que resulta em uma qualidade superior à da cerâmica. O atrito com o ligamento de metal é menor na safira do que na cerâmica o que representa menor desgaste.

 

Aparelho Estético Invisível

Os aparelhos podem ser necessário para diversas situações, o aparelho estético invisível, feito de acrílico é uma espécie de moldeira dos dentes, há casos que servem apenas como complemento do tratamento usado quando o aparelho fixo é retirado, outros em que é parte de um mecanismo feito para alargar a arcada superior. Neste caso esta moldeira é encaixada no céu da boca. São usados parafusos para causar pressão interna e fazer a área palatal ficar maior.

 

Invisalign

O invisaling é um aparelho estético removível, pode ser retirado ocasionalmente como para as refeições e higienização. São placas extremamente finas e transparentes é altamente eficaz e confortável, ele é personalizado para cada paciente. O dentista tira as medidas e faz o molde e a Invisalign confecciona o aparelho que é trocada em cada faze do tratamento, que dura cerca de 15 dias. Este aparelho é considerado o mais moderno e eficiente quando se fala em alinhamento dental, com ele é possível planejar o tratamento do início ao fim, isso é, sabe-se exatamente quando o tratamento vai acabar.

 

E o aparelho lingual, de que se trata?

O aparelho lingual também é composto por brackets, ligado por um fio metálico, mas ele é fixado na parte de traz dos dentes, portanto, imperceptível, comunmente de metal. Os brackets deste tipo de aparelho são mais arredondados, especificamente elaborados para esta técnica para que não sejam incômodos

 

Além da estética, que outros benefícios o tratamento ortodôntico oferece?

O desalinhamento dos dentes pode prejudicar a saúde em geral, a começar pelo aparelho digestivo. Disfunções mastigatórias podem ser causadores de enxaquecas e dores no rosto, nas articulações temporomandibulares (ATM) e pescoço, ombros e costas, além de prejudicar a respiração e a fala.

 

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo médio varia entre 18 e 36 meses, mas isso vai depender da situação dos dentes e do tipo de aparelho escolhido. Somente o dentista pode precisar esta informação por que na odontologia a singularidade é uma característica.

 

O tratamento ortodôntico pode ser incômodo?

Normalmente não. O que pode provocar um pouco de dor é a movimentação dos dentes, quando os aparelhos forçam passagem de posição. A dor é moderada e dura poucos dias. A fricção da boca com os brackets podem causar um pouco de dor no início, mas isso no período de adaptação, seu dentista vai indicar alguns produtos para tornar menos abrasivo. O que realmente o usuário não pode abrir mão é dos cuidados contra impactos, estes sim podem machucar e muito.

 

É verdade que os dentes retornam a posição original depois de um tempo após ser retirado o aparelho?

Absolutamente não! O tratamento ortodôntico vai alinhar os dentes e toda a arcada dentária e isso é definitivo. O que pode eventualmente acontecer são pequenas acomodações provocadas pelo crescimento ou por alterações funcionais.