Ancoragem Ortodôntica

É a técnica mais segura que otimiza os resultados finais e reduz o tempo do tratamento

implante ortodôntico porto alegre

Os implantes ortodônticos são implantes dentários provisórios, pouco invasivos, que servem de ancoragem (apoio) para a instalação dos aparelhos ortodônticos. Os implantes ortodônticos têm a função de auxiliar no tratamento e são uma excelente alternativa temporária para tornar os resultados mais previsíveis, mas não são utilizado para suportar os dentes (próteses finais). Eles podem ser rosqueados, sem o menor incômodo, na maxila ou mandíbula.

Outras vantagens do tratamento ortodôntico com o auxílio de implantes ortodônticos são o menor tempo de tratamento e consequentemente a redução nos custos, o reduzido tempo cirúrgico, a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais, tamanho reduzido dos mini implantes o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas, capacidade de suportar grandes forças ortodônticas, e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares.

Para que objetivos planejados pelo ortodontista e o paciente sejam atingidos, faz-se necessária uma ótima administração da unidade de ancoragem.

Muitos mecanismos já foram usados para esta ancoragem, como aparelhos extrabucais e elásticos intramaxilares, atualmente o apoio mais eficaz e confortável é o implante ortodôntico, usados na fase de retração principalmente quando a ancoragem for comprometida por número reduzido de elementos dentários.

Novas tecnologias frequentemente são apresentadas ao mercado odontológico visando melhorar e aprimorar a atuação clínica dos profissionais.

implante ortodôntico no modelo

Qual a duração dos implantes ortodônticos?

Eles duram o tempo que o tratamento durar, que pode levar em média de 06 a 09 meses. Lembrando que com o apoio destes implantes o tratamento tende a ser mais rápido. Quando o tratamento for finalizado e o implante definitivo tiver que ser instalado, o implante ortodôntico é removido com a mesma facilidade que foi colocado e sem nenhuma dor ou incômodo.

Para que servem os implantes ortodônticos?

Serve como apoio no processo de movimentação dentária para fechamento do espaço do dente posterior. Serve também para dar maior conforto ao paciente durante o tratamento.

implantes ortodônticosO tratamento é doloroso?

O procedimento cirúrgico é realizado com anestesia local e é, portanto, indolor. O desconforto após a cirurgia é geralmente menor e pode ser aliviado com analgésicos se necessário.

Nos implantes ortodônticos também é necessário esperar o período da osseointegração?

Não, os implantes ortodônticos como os da Neodent são provisórios e não se integram ao osso, diferentes dos implantes finais que irão suportar as coroas (próteses) dentárias.

tipos de implantes ortodônticos

 

Como é o processo anestésico?

A anestesia é bem superficial por que o processo cirúrgico para instalação dos implantes ortodônticos é bem simples e não envolve período de afastamento no pós-operatório. O tempo médio da cirurgia é de 10 minutos, bem diferente do tempo cirúrgico dos implantes fixos.