Sinus Lift - Levantamento do seio maxilar

Sinus Lift a solução para implantes e o sorriso de volta

 

sinus lift é um processo que auxilia na reabilitação da arcada dentária, restaurando osso perdido com seu próprio osso natural. Sinus lift projeta a elevação do seio maxilar com enxerto ósseo, que através de procedimento cirúrgico visa aumentar a quantidade de osso na região posterior da maxila. Atualmente os implantes dentais, estão sendo usados em grande número de pacientes edêntulos totais ou parciais. No entanto, é necessário uma quantidade mínima de tecido ósseo para a inserção de um implante com comprimento e espessura seguros para suportar as forças oclusais; o que nem sempre é encontrado. Por isso, técnicas de aumento de rebordo alveolar e levantamento de seio maxilar foram desenvolvidas para viabilizar o uso dos implantes.

sinus lift

O que é Seio Maxilar?

Na face temos 4 tipos de seios: frontal, esfenoidal, etmoidal e maxilar. Dentre eles, o maxilar é o mais importante nas cirurgias de preenchimento para posterior colocação de implantes. O seu tamanho varia de indivíduo para indivíduo, mas, em média, no adulto apresenta 35mm de base e 25mm de altura. O levantamento do seio maxilar, ou sinus lift, é uma técnica cirúrgica simples que tem a finalidade de reabilitar áreas edêntulas do maxilar posterior com reabsorções ósseas.

seios da face e os seio maxilares

Por quê fazer enxerto ósseo?

Quando um dente natural é perdido, o processo alveolar começa e se remodelar. A área sem dentes, denominada de cume, que, naturalmente perde altura e largura ao longo do tempo e o nível do chão do seio maxilar gradualmente torna-se menor, o que conduz a uma perda de volume do osso que está disponível para implantes que se baseia em uma osteointegração. Para recuperar a arcada dentária e ter um sorriso completo e natural novamente, é necessária esta reabilitação que somente é possível com enxerto ósseo.

Este procedimento é seguro?

As técnicas e materiais utilizados para estes procedimentos vêm melhorando constantemente, tornando o enxerto ósseo para levante do seio maxilar um dos enxertos mais bem sucedido. A elevação da mucosa sinusal tornou-se mais segura e previsível depois da inovadora técnica de elevação do assoalho do seio maxilar através do BSL – Balão para Sinus Lift. Com esta nova prática a reabilitação da área de enxertos e implantes tornou-se mais fácil. O BSL contempla técnicas já usadas como Caldwell-Luc e Summers e mostra-se mais efetivo. O balão tornou o descolamento e elevação da mucosa sinusal mais eficiente e seguro, dando ao profissional mais segurança e previsibilidade no procedimento.

O que é Balão para Sinus Lift?

O BSL, Balão para Sinus Lift, é um dispositivo cirúrgico. Trata-se de uma seringa conectada a um minibalão inflável de látex hipoalérgico (balão disponível em 3 modelos de bicos diferenciados para cada tipo de incisão) que, uma vez insuflado com uma injeção de soro fisiológico, deslocará e elevará a mucosa sinusal, substituindo as tradicionais curetas. O BSL oferece uma técnica pouco invasiva, sendo necessária uma osteotomia não maior que 6mm de diâmetro para qualquer tamanho de seio maxilar. A vantagem de usá-lo está na possibilidade de preestabelecer o volume de enxerto ósseo e a altura de elevação da mucosa sinusal é de reduzir a duração da cirurgia e minimizar os efeitos pós-cirúrgicos e riscos de perfurações da mucosa sinusal. Bom para o profissional, bom para o paciente!

balão de sinus lift para levantamento da mucosa do seio maxilar

Qual técnica é utilizada?

A Técnica da janela lateral proposta pelo Dr. Tatum

Esta técnica visa aumentar a altura do seio maxilar, permitindo um ganho ósseo em altura vertical entre 5 e 12 mm, colocando o enxerto no assoalho abaixo da membrana do seio maxilar. Desta forma, é realizado um retalho mucoperiostal na crista alveolar para a exposição da parede óssea lateral da maxila. Em seguida é feita a osteotomia com brocas diamantadas de corte, então a janela óssea é removida. Assim que a perfuração estiver completa o enxerto é colocado.

A Técnica da janela lateral proposta pelo Dr. Summers

Esta preconiza a utilização de osteótomos (instrumentos de formato cilíndrico com extremidade côncava) que tem a função de deslocar o osso alveolar para dentro da cavidade sinusal, elevando o assoalho, o periósteo e a membrana do seio maxilar com o mínimo de trauma e sem que ocorra a perfuração da membrana sinusal, uma vez que não há contato direto entre esta e os osteótomos. O osteótomo é inserido dentro do osso maxilar comprimindo o osso e empurrando-o lateralmente e preparando o local para fixar o implante.