Prótese protocolo devolve a função oral

Originalmente as próteses foram desenvolvidas com a função de produzir conforto, com o tempo e a ascensão de novas tecnologias, as próteses totais fixas, também conhecidas como próteses protocolo ou protocolo sobre implante foram se tornando opção de tratamento e estética. Os pacientes inválidos orais (ausência total de dentes) obtiveram uma solução eficiente com os implantes dentários fixos que é a função mastigatória de volta. Com o sistema comum de dentadura o paciente tem somente cerca de 20% de sua capacidade de mastigação, já com o protocolo fixo sobre implantes esse percentual sobe para 85%.

Um Planejamento e um bom diagnóstico, focados no desejo do paciente, são fundamentais para a estabilidade da prótese além da sua eficiência e retorno desejado. O Implante de Protocolo Fixo é prótese instalada sobre pinos de implantes de todos os dentes que proporcionam uma reabilitação bucal nas funções: estética, fonética e mastigatória. A partir de que idade pode ser instalado um implante dentário? A idade mínima do paciente candidato ao tratamento com implantes é em média acima de 18 anos e que já concluiu a fase de crescimento ósseo.

Protocolo sobre implante

Protocolo sobre implante

Como é funciona o protocolo sobre implantes?

O procedimento para fazer um Implante de Protocolo Fixo é bastante complexo, mas traz inúmeras garantias ao paciente. Depois de instalar os Implantes, (pino de titânio que substitui a raiz do dente), o cirurgião-dentista irá fixar a prótese sobre os Implantes já cicatrizados. Este período pode variar conforme a capacidade de cicatrização de cada um, dependendo condições específicas a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento chamado de implante com carga imediata. O dentista confecciona os moldes e depois de pronta a prótese, realiza uma série de testes necessários para determinar a altura, tamanho e formato dos dentes antes de fixar a prótese nos pinos do implante.

Protocolo parafusado no implante

Protocolo parafusado no implante

Logo após o tratamento há um período de adaptação em que o paciente terá que enfrentar dificuldade na mastigação e ingestão de alimentos, na higiene bucal, além de realizar cuidados específicos para evitar infecções. Ele também terá uma pequena interferência na fala, mas estes riscos são bem menores do que se o paciente não realizar um implante de Protocolo Fixo e o tratamento de reposição de dentes perdidos. Sem contar com os problemas emocionais e baixa estima sofrida pela ausência de dentes que sem o tratamento somente irão se agravar. A reabilitação da saúde bucal através do Implante é uma solução eficaz, segura, duradoura e que agrada aos pacientes. O dentista direciona o paciente ao acompanhamento pós cirúrgico e observa no pós implante a presença ou não de infecções e orienta o paciente quanto à higiene e exames que devem ser feitos.

protocolo all on 4

Oclusão em Prótese tipo Protocolo

Sempre que for necessário reconstruir os movimentos dos maxilares, deve haver a preocupação de proteger os dentes posteriores de contatos fechados em relação ao eixo (axial), garantindo uma simetria da mandíbula, uma vez que a maior concentração de forças musculares se desenvolvem no segmento posterior da arcada. Um dos desafios quando se inicia um tratamento de implante é alinhar corretamente as peças. Dessa forma, o tempo de conclusão do tratamento pode se prolongar bastante. Com a prótese protocolo o processo é mais simples. Por utilizar uma única peça, em que se reproduz toda a arcada, os riscos de os novos dentes se desalinharem são mínimos. Isso reduz o tempo do procedimento, além garantir uma cicatrização mais rápida.


Informações para o paciente

Veja essas animações para compreender melhor funcionamento das mais modernas tecnologias em prótese fixa tipo protocolo sobre implantes. Na Clínica Odontológica Sorridere você terá certeza de contar com profissionais sempre atualizados que estarão utilizando as técnicas mais modernas e utilizando material da melhor qualidade para obter o melhor resultado no seu tratamento. Ligue agora e saiba mais sobre o protocolo sobre implantes.

[jamiesocial]