Protetor Bucal (Protetor de boca)

Uso de Protetor bucal evita até 90% os traumas durante a prática de esportes

O protetor de boca é um molde dos dentes que encaixados a arcada são usados para proteger os dentes, a gengiva e a boca de qualquer tipo de impacto.

Os protetores bucais são comumente usados por esportistas que correm riscos de quedas ou contatos físicos brutos. Observa-se muito em lutadores ou jogadores de futebol, basquete, hugby entre outros. Os protetores bucais são ainda mais úteis para pacientes que fazem uso de aparelhos ortodônticos fixos.

protetores bucais

 

Como devem ser estes aparelhos?

Os protetores bucais são feitos de material flexível, resistente e confortável. Eles devem ainda acomodar-se na boca de modo que não interfiram na fala e na respiração. O ideal é que sejam feitos sob medida para cada usuário em específico.

 

O protetor de boca evita 90% de lesões na prática de esportes:

Especialistas já confirmaram que, além das lesões labiais, traumas na face e até lesões no cérebro podem ser evitadas com o uso dos protetores bucais. Esta constatação está sendo feita a partir da ascensão do uso deste aparelho nos esportes no Brasil.

O protetor bucal auxilia na absorção do impacto, dissipando a energia do golpe ou choque recebido.

protetores de boca

Protetor bucal evita complicações posteriores:

Quando um trauma acontece, normalmente, várias especialidades odontológicas precisam ser envolvidas, devido ao alto grau de complexidade a que são submetidas. Estes demandam longo tempo de realização e são bem onerosos.

 

 

Quais são os resultados da falta de uso de protetor de boca?

Considerando apenas atividades desportivas, em termos mundiais, mais de cinco milhões de dentes são perdidos anualmente em decorrência de traumas bucais. Segundo um estudo da American Dental Association, nos Estados Unidos, a cada ano, mais de duzentos mil traumas bucais são evitados graças ao uso dos Dispositivos Intraorais Individuais.

protetor de boca

Quais são os tipos de protetores de boca?

Sob medida: confeccionados pelo dentista e/ou laboratório, eles são diferentes para cada usuário. Extremamente confortáveis oferecem maior proteção e comodidade, pois o dentista confecciona conforme o molde da boca do paciente.

Moldáveis em água quente: todos tem a mesma fora, mas podem ser alterados quando amolecidos com água quente. Então o molde é encaixado nos dentes e mordido para o plástico adaptar-se melhor a forma da arcada do usuário. Podem ser comprados em lojas de produtos esportivos.

Protetores comuns: comprados prontos para usar, são mais baratos mas comunmente não se adaptam bem a boca, sendo assim dificultam a fala e a respiração.

protetor bucal

O que deve ser observado ao escolher o tipo de protetor?

O protetor bucal deve atender a alguns requisitos, principalmente ao que diz respeito a estabilidade do aparelho durante a atividade, para isso ele deve estar bem encaixado na boca.

 

O dentista no esporte

Este profissional vem ganhando cada vez mais espaço em equipes esportivas, principalmente no futebol, MMA e UFC. Cursos específicos estão surgindo no meio acadêmico devido a importância e da demanda causada. Considerando que um trauma pode ter diversas sequelas, tais como: perda de dentes, convulsão cerebral, cortes na face, dentre tantos outros.

proteção de boca

O protetor bucal atrapalha o atleta?

Pelo contrário, tende até a melhorar o desempenho do atleta, pois está oferecendo maior segurança. O protetor bucal individualizado, feito por um dentista, permite a ingestão de líquidos, não atrapalha a respiração e oferece estabilidade na boca.

Quanto tempo dura um protetor bucal?

O ideal é que o protetor de boca seja trocado a cada temporada, ou a cada revisão dentária, que deve ser feita a cada seis meses. Com o passar do tempo o aparelho se desgasta e a proteção diminui. Para os adolescentes a troca é ainda mais importante, por que tanto a boca, quanto os dentes, estão em fase de crescimento.

protetor boca

CURIOSIDADES

No futebol, craques lançam moda com protetor de boca

Já teve até jogador lançando moda com o assessório customizado com escritas de “furação”, “campeão” entre outros termos e cores dos times que defendem.

Mordida de atacante vira anúncio em protetor bucal

Quem não lembra do jogador Uruguaio, Luis Suárez que mordeu o zagueiro Italiano Giorgio Chiellini, durante a copa do mundo no Brasil. Após ser expulso do campeonato, pela Fifa, por seu ato inexplicável, acertou patrocínio para usar protetor bucal no Liverpool.

No UFC, protetor bucal é símbolo de desafio

Para alimentar mais as lutas, os esportistas desta modalidade costumam divulgar na imprensa diversas provocações aos próximos adversários, e não é nada incomum utilizarem o termo: “use protetor de boca por que vou dar muitos socos”.

protetor de boca assassin

No Hugby, o protetor de boca é obrigatório

Segundo dados da publicação Rugby Ready, da IRB, após ser definido como uso obrigatório na Nova Zelândia, as lesões ortodônticas se reduziram em 47%.

placa de protetor de boca