21 maio 2016
Comentários: 0
21 maio 2016, Comentários: 0

Cuidados com os aparelhos ortodônticos

Os Cuidados com os aparelhos ortodônticos é uma das maiores preocupações de quem está iniciando um tratamento ortodôntico com uso de aparelhos ortodônticos. O que pode e o que não pode, quais alimentos devem ser evitados? Sabemos que nem todos os profissionais tem essa preocupação em orientar, mas o mesmo também acontece com o outro lado, muitos pacientes não tomam os cuidados necessários e incidem em cáries, brackes quebrados ou descolados, fios ortodônticos entortados ou fora do lugar, problemas periodontais e uma série de outros tantos contratempos que atrasam o tratamento e o que é pior, podem provocar dores.

 

Cuidados com os aparelhos ortodônticos

 

O que não pode comer?

Bem, esta é fácil, alimentos muito duros. Nada está restrito na alimentação, mas quando for ingerir alimentos duros como nozes, avelãs, pipocas, rapaduras, é preciso tomar tomar cuidado e mastigar devagar, o mesmo acontece com as frutas como peras e maçãs, melhor cortar antes.

Evitar alimentos grudentos como chicletes e caramelos e os fibrosos (mangas), pode ficar difícil de retirar.

Espumantes e coca-cola, os açucares e os ácidos contidos nos refrigerantes não são indicados para o sucesso do tratamento.

 

Cuidados com a higiene:

Pode-se dizer que esta é a parte mais importante do tratamento para que no final, quando o aparelho for retirado, os dentes estejam intactos e não cheio de cáries e placas, necessitado de outro tipo de tratamentos para restaurar o sorriso, não se trata um problema criando outro.

Quando tiver usando aparelho terá que dispensar um tempo maior para a escovação e uso do fio dental.

 

Não mexa onde não for chamado

Somente quem mexe no aparelho é o dentista, contenha sua curiosidade em ficar “fuçando”no aparelho, jamais introduza objetos nele, cantas por exemplo, são feitas para escrever, unhas também tem outra função, portanto, o único objeto que deve fazer fricção no seu aparelho é a escova de dentes.

Se o aparelho não estiver na boca, também precisa de cuidados

Se está usando um aparelho móvel, não esqueça por aí, não carregue na bolsa ou na mochila sem proteção, que além de entortar vão “captar” sujeira e bactéria e você ainda corre o risco de perder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *