24 setembro 2014
Comentários: 0
24 setembro 2014, Comentários: 0

Extrair dentes na Ortodontia ou não? eis a questão!

Muitos pacientes ficam com muitas dúvidas e receios quando se fala em extrações para a ortodontia. Geralmente indagam – como que com o avanço da medicina hoje em dia, ainda se faziam “tais procedimentos invasivos”. Pois bem, realmente a medicina e as técnicas científicas evoluíram muito nas ultimas décadas. Porém para se atingir um tratamento estético e funcionalmente adequado, ainda as extrações dentárias na #ortodontia são de grande ajuda. Não se pode simplesmente descartá-las do planejamento ortodôntico, pois elas têm tanto um papel funcional quanto estético. Cada caso é um caso e temos que analisá-los criteriosamente. Muitos pontos são levados em consideração quando falamos em extrair dentes na ortodontia. Abaixo um breve esclarecimento sobre alguns dos motivos que levam às extrações ortodônticas.

extracao ortodontia

 

Apinhamento dos dentes

Nível de apinhamento dentário (dentes acavalados) x perímetro de osso. Nós temos um fator limitante para o alinhamento dos dentes que é a arcada óssea. Os dentes estão fixados nessa arcada. Não podemos simplesmente alinhar os dentes às custas de expansão dentária, pois muitas vezes nos falta osso que impede essa expansão (causando recessões gengivais e também comprometendo a estabilidade futura do caso – pois acabamos tirando os dentes daquela posição de equilíbrio em que se encontravam com o padrão muscular e tecidual do paciente). Então, dependendo dessa discrepância entre tamanho dentário e comprimento ósseo precisaremos extrair dentes na ortodontia são bem vindas.

extrair dentes na ortodontia

 

Relação das arcadas

Outro ponto importante seria a discrepância entre os dois ossos (maxila x mandíbula). O quão um está mais pra frente ou pra trás do outro. Quando o paciente chega ao consultório para uma avaliação antes da adolescência, temos mais recursos para poder evitar as extrações e corrigir até mesmo a parte óssea. Já no paciente adulto, isso já se torna mais complicado, sendo extrair dentes na ortodontia a única saída para um tratamento #ortodôntico compensatório visando aproximar os dentes naquelas bases ósseas discrepantes.

extracao ortodontica

 

Pefil do paciente

Às vezes extrações são muito benéficas em casos em que o paciente é muito “bicudo”. Casos em que há uma projeção tanto de dentes superiores e/ou inferiores. As extrações ortodônticas ajudam muito na remodelação de um perfil esteticamente agradável ao paciente, diminuindo aquele volume excessivo de lábios, muitas vezes que impedem o paciente de fechar a boca passivamente.

Leia mais:

Aparelho ortodôntico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *