19 outubro 2015
Comentários: 7
19 outubro 2015, Comentários: 7

Tudo sobre a Bichectomia

O que é

O nome estranho é a nova moda em cirurgia estética para afinar o rosto. Bichectomia consiste na retirada das bolas de gordura presentes entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de bola de Bichat. Este definição, Bola de Bichat, é devido ao nome do anatomista que a descreveu. Já em inglês o termo é conhecido como “buccal fat pad”. É uma técnica antiga, conhecida em todo o mundo, mas pouco difundida no Brasil. Não importa se você está acima do peso ou não, todo mundo possui essas bolas de gordura, acontece que quando essas bolas de gordura aumentam elas podem dar um aspecto arredondado ao rosto. Em algumas pessoas, devido ao formato do rosto, essas bolas de gordura ficam ainda mais salientes e por isso, dão a impressão de um rosto grande ou inchado.

 

A Bichectomia

A cirurgia de bichectomia consiste em uma anestesia local com ou sem sedação do paciente. Há então o corte de 1 a 2 cm por dentro da boca. Depois de feito o corte, é realizado a identificação da Bola de Bichat e é retirada delicadamente a gordura. Em seguida, com um bisturi elétrico, é feita a cauterização para evitar sangramento. O procedimento dura em torno de 30 minutos a uma hora e a recuperação é rápida.

cirurgia de bichectomia

A anestesia é local e o paciente pode ou não estar sedado. A incisão é feita por dentro da boca e possui de 1-2cm

 

afinar bochechas com bichectomia

É feita então a dissecção para identificação da Bola de Bichat e uma tração bem delicada da gordura para fora.

 

remoção das bolas de bichat na bichectomia

Retirada do excesso de gordura, sempre cuidando para não retirar demais.

 

diminuir bochechas com bichectomia

Cauterização e sutura para conter sangramento.

 

Pré-operatório

Alguns cuidados devem ser observados antes de fazer a cirurgia. O cirurgião-dentista poderá solicitar exames de sangue e exames cardíacos, além de uma tomografia para avaliar o tamanho da bola de gordura. Além disso, um jejum de 8 horas será necessário.

Pós-operatório

Como se trata de um procedimento simples, a recuperação é rápida, similar à extração de um dente do siso. A primeira semana exige mais cuidados, como evitar fazer esforço físico, e a exposição ao sol. O inchaço varia dependendo do organismo, mas é mais aparente nos 3 primeiros dias e dura até uma semana em média.

Riscos

Apesar de pequenos, como toda cirurgia, há sim alguns riscos. Além das complicações possíveis em qualquer cirurgia como sangramento e infecções, neste caso em específico, pode haver o corte de um dos nervos, ocasionando uma paralisia facial. Outro risco é o de atingir o canal que conduz a saliva. Entre outros riscos mais específicos estão a assimetria, ou a ressecção em excesso.

 

Em quais casos é indicada a Bichectomia?

Ela é indicada para quem espera um afinamento discreto do rosto. A Bola de #Bichat é uma estrutura gordurosa que também é consumida pelo organismo, mas diferente das outras, ela só diminuirá quando todas as outras gorduras do corpo já tiverem sido queimadas. Portanto, por mais que você faça uma dieta e emagreça muito, essa gordura talvez seja uma das mais difíceis de eliminar. Se você é magra e mesmo assim se incomoda com o tamanho das suas bochechas, a Bichectomia pode ser indicada.

Já foi comprovada que a Bola de Bichat pouco sofre alteração com a idade, por isso a preocupação em não exagerar na ressecção. Com o tempo o rosto perde gordura, e por isso algumas pessoas que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos para recuperar a aparência jovial.

Quando a Bichectomia não resolve meu problema?

Um rosto redondo de mais, uma bochecha que incomoda, nem sempre será resolvida com a #Bichectomia. Somente um profissional responsável saberá qual o melhor procedimento para atender às suas expectativas. Algumas causas podem ser resolvidas através do uso de botox ou lifting facial, quando o caso refere-se à flacidez da pele, e até mesmo lipoaspiração, quando consideramos a gordura do queixo (papada).

Venha fazer uma consulta para saber se a Bichectomia é a melhor solução no seu caso.

 

 

7 responses on “Bichectomia

  1. FaFabiana Torezani disse:

    Boa tarde,
    Moro no ES gostaria de saber qual profissional faz esse tipo de cirurgia,
    E qual cirurgião dentista faz esse procedimento.
    Aguardo resposta.
    Fabiana

  2. JANAINA disse:

    Quero fazer

  3. Janaina disse:

    Por favor entre em contato comigo, quero fazer!!!! Sou de Bento Gonçalves-RS

  4. Fernanda disse:

    Gostaria de saber a média de preços deste procedimento. Quero fazer. Aguardo contato. Obrigada.

    • Marcelo Borille disse:

      Fernanda, o código de ética odontológico não permite que passamos preço por aqui. Favor marcar uma consulta pelo fone 3346.3277

  5. Ailyn disse:

    Vocês teriam email para contato ou whatsapp?
    Tenho interesse em realizar a cirurgia!
    Desde já agradeço.
    Att Ailyn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *