SISO ou CISO? Eis a questão!

26 abril 2014
Comentários: 0

Categoria: Cirurgia
26 abril 2014, Comentários: 0

Eles são conhecidos como os dentes do Juízo, porque nascem na idade adulta, normalmente após os 18 anos. Quando foram denominados assim, supunha-se que nesta idade iniciava-se a maturidade. Mas, como nunca é tarde para ter juízo, eles podem chegar atrasados. A maioria das pessoas tem quatro CISOS OU SISOS, um em cada canto da boca.

Eles são os terceiros molares, incompreendidos, reprimidos e muitas vezes extraídos. Costumam nascer devagar, às vezes nem são notados #sóquenão eles também podem vir acompanhados de muito desconforto e inflamações.

extração siso

As dores do SISO ou as dores do CISO são bastante comuns. A gengiva pode ficar inflamada e dolorida, apresentando vermelhidão e sensação de calor, nestes casos é preciso manter sempre uma boa higienização e bochechos com antiinflamatórios. Se os sintomas persistirem o “dono da boca” deve procurar um #dentista.

Enfim a extração, o SISO #não deve ser retirado a menos que esteja causando problemas como desajuste na oclusão (quando o dente do siso está entortando os outros dentes); quando está em posição incorreta e provocando problemas de inflamação recorrente; quando está com cárie muito profunda e não é possível fazer tratamento de canal (muitas vezes as raízes dos dentes do siso são curvas ou possuem formas que tornam impossíveis o tratamento de canal).

siso

A extração pode ser feita quando os dentes já nasceram ou mesmo para dentes que não vão nascer – é o chamado dente do SISO incluso. Não existem contra-indicações muito severas com relação à extração. Pacientes com a saúde comprometida ou inflamações do local, por exemplo, devem considerar o adiamento do procedimento. Dependendo da indicação cirúrgica, o paciente também pode optar por outros tratamentos que não a extração dos SISOS para resolver seu problema. Tudo dependerá do quadro do paciente e da opinião do #especialista.

Mas é possível ainda que a pessoa não tenha o SISO e nem CISO, e isso não é problema nenhum, ou a pessoa nasce sem o vigésimo nono, o trigésimo, o trigésimo primeiro e o trigésimo segundo dente, ou eles simplesmente não nascem. Para que ocorra sua erupção, é necessário que haja estimulação desde a infância, como a mastigação de alimentos que estimulem o uso do dente.

siso incluso

Como os dentes do SISO são os últimos #dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua #boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os #dentes do SISO fiquem inclusos, isto é, presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso.

Mas afinal, esse cara ai se chama SISO ou CISO?

No dicionário SISO quer dizer bom senso, juízo, circunspeção, prudência, tino.

E na pesquisa para CISO nenhuma palavra encontrada.

Siso

siso porto alegre

Recomenda-se que as pessoas entre 16 e 20 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser extraídos, eles têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações ao serem removidos. CONSULTE SEU DENTISTA COM REGULARIDADE E EVITE MAIORES COMPLICAÇÕES.

Leia mais:
Cirurgia – Tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *