11 junho 2018
Comentários: 0
11 junho 2018, Comentários: 0

Parece aquele dilema que você já ouvia na infância, não é?  Pois é ele mesmo! E ainda assim tem gente que evita usar o fio dental.

usando fio dentalAo tempo que você se alimenta, deve fazer a higienização dos dentes após as refeições. Isso sempre foi regra para ter uma boca saudável e hálito fresco. A higienização completa, feita com fio dental e enxaguantes bucais é indicada para, pelo menos, uma vez ao dia. Mas isso vai depender da sua própria avaliação. Se considerar que ficaram resíduos entre os dentes, os quais a escova não alcançou, complete a limpeza com o fio.

O fio dental vai além…

O fio dental é responsável ainda, pela remoção de placas bacterianas, principalmente aquelas que ficam mais próximas a gengivas e entre os dentes, especialmente os do fundo da boca. E, para que o fio dental realmente vá além, deve ser passado ente todos os dentes, em movimentos de cima pra baixo e de baixo pra cima, entrando na gengiva. Dessa forma, ele recolhe a placa escondida na mucosa evitando a formação de cáries, gengivite e periodontite.

O uso do fio dental deve ser hábito

Os cuidados com os a saúde da boca e dos dentes só aumentam com o passar dos anos. Na infância consumimos mais doces, o que aumenta a possibilidade de aparecimento de cáries, e na fase adulta começa a diminuição da calcificação. De qualquer forma, a ingestão de doces segue sempre sendo a grande vilã, isso por que a formação de placa bacteriana é acelerada com a sacarose (presentes nos açucarem). Para evitar acumulo de placa, em qualquer fase da vida, é fundamental fazer a higiene dental diária e completa.

O ideal é usar antes ou depois da escovação?

Indiferente. Depende do hábito de cada um. O que acontece é que muitas pessoas, escovam os dentes e sentem que depois disso já estão com a higienização pronta e não precisam mais do fio. Por isso muitos dentistas recomendam usar antes da escovação. Mas se você preferir usar o fio como acabamento da limpeza, também pode, o importante é usar. Você tem motivos pra usar o fio dental, lembre-se que a higiene precária é responsável por inflamações e uma série de doenças periodontais.

 

Deixe uma resposta