O mistério do fio dental: antes ou depois da escovação?
Não há consenso quando o assunto é o uso do fio dental antes ou depois da escovação. Dentistas garantem que o importante é não deixar de criar este hábito no momento da higiene bucal.

Fio dental antes
Os especialistas que defendem o uso do fio dental antes da escovação destacam entre os fatores a preguiça. Isso mesmo! Melhor fazer o trabalho duro primeiro, para não correr o risco de deixar de fazê-lo. Além disso, fazendo a limpeza inicial com o fio dental garante que o creme dental e o flúor penetrem nos lugres antes obstruídos por resíduos de comida.
Fio dental depois
Os que defendem o uso do fio dental depois da escovação dizem que ele garante a remoção das placas bacterianas causadoras da cárie e a remoção dos resíduos deixados pela escova de dente.
O importante é fazer direito
Já que não há um consenso quanto ao antes e depois, uma coisa todos os especialistas concordam: mais importante do que decidir se o momento correto de utilização do fio dental é posterior ou não à escovação, é a certeza de que se está fazendo e, mais ainda, se você está fazendo da forma correta.
Apenas de 10% a 15% das pessoas utilizam o fio dental, sendo que ele é essencial para garantir a limpeza e a remoção das placas bacterianas, além de prevenir a gengivite, inflamação na gengiva.
Se você já entende a importância de adquirir este hábito, confira algumas dicas que podem ajudar na aplicação do fio:
– Você deve observar qual o melhor tipo para a sua arcada dental. Há o fio e também a fita dental, onde a diferença está no formato. A fita é mais fina e achatada e o fio é mais cilíndrico, sendo indicado para quem tem pouco espaço entre os dentes.
– O fio, ou fita dental, deve ser utilizado em todos os dentes, tanto na arcada da frente, quanto na de trás.
– Passe o fio delicadamente entre os dentes lembrando o formato de um “C”;
– Pegue cerca de 40 cm de fio e utilize sempre um novo pedaço para cada dente;
– Para se certificar que você realizou uma limpeza correta, seu dentista pode recomendar pastilhas evidenciadoras de placa. Após a escovação você mastiga as pastilhas e elas mancham os locais que ainda contém sujeiras.
CURIOSIDADE:
Você já ouviu falar do aparelho que substitui o fio dental?
Um aparelho foi criado para substituir o fio dental, usado com água e com o enxaguante bucal. Basta carregar o líquido e depois jatear entre os dentes, naqueles lugares onde você deveria passar o fio para eliminar aquelas sujeitinhas que restaram após a escovação. Será que funciona mesmo? Neste caso, o método tradicional do fio não seria melhor? Enfim, tentam vender de tudo, mas e depois que a bateria acaba, será que a preguiça não aumenta e as cáries aparecem?
A verdade mesmo é que o bom e velho fio dental, usado de maneira correta, remove toda a sujeira que está entre os dentes e gengiva de forma ultra eficiente e barata.
Deixe um comentário