Implante dentário em Porto Alegre - Histórico

26 abril 2014
Comentários: 0
26 abril 2014, Comentários: 0

O primeiro implante dentário em Porto Alegre

O primeiro implante dentário em Porto Alegre aconteceu em janeiro de 1989, no Hospital Mãe de Deus. Pouco mais de 25 anos atrás chegou ao RS o que representou uma grande inovação para a odontologia.
O projeto para a realização do primeiro #implante dentário começou no ano anterior, em Abril de 1988, quando a Sobracid – Sociedade Brasileira dos Cirurgiões Dentistas da Capital Gaúcha recebeu dois suécos, Ben Rosling e Ingvar Erickson, através do professor Adauto Witt, que vieram ministrar um curso de periodontia.
No último dia de curso eles deram um breve relato do que eram os implantes osteointegrados e falaram a respeito do trabalho de Per-Ingvar Brånemark, o sueco, que descobriu, em 1950, que metal e osso se integravam perfeitamente, sem que houvesse rejeição pelo organismo

branemark porto alegre

Após o evento, os organizadores e a presidência da Sobracid, manifestaram interesse em trazer esta inovação para Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Eles começaram a falar sobre os implantes dentários ainda no aeroporto.

Passados mais ou menos 30 dias a Sobracid recebeu via postal, uma caixa com mais de 50 artigos publicados em revistas científicas de valor internacional. Diante de tal evidência foi criado um grupo profissionais para iniciar um estudo a respeito do assunto denominado #osteointegração . Após 90 dias receberam um convite da Nobelpharma do Brasil para a participar de curso de treinamento em Boston (EUA).
Parte do grupo participou da capacitação, no período de 11 até 19 de setembro daquele ano. Os integrantes desse grupo foram: Gilson Beltrão, Elmo Finco, Fernando Cauduro e José Cícero Dinato e receberam todas as informações necessárias sobre o sistema de osteointegração Branemark e como utilizá-lo.

Estes dirigentes voltaram para Porto Alegre trazendo na bagagem todos os recursos necessários a realização do primeiro implante dentário em Porto Alegre, que teve a participação do Dr. Djamal Sperhacke (anestesista) de uma enfermeira cedida pela Nobel para acompanhar os profissionais que iriam realizar o procedimento.
A partir desta data os implantes dentários em Porto Alegre foram agregando técnicas e ganhando prestígio. Hoje a Odontologia não vive sem eles.

Leia mais:
Implante Dentário e o Sorriso de Volta
Implante Dental
Cirurgia Guiada – Sem Cortes
Implante Dentário – Tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *