Lentes de Contato Dental: Saiba quais são as indicações e as restrições

6 abril 2018
Comentários: 0
6 abril 2018, Comentários: 0

Você quer melhorar seu sorriso com as lentes de contato dentais? Conheça as indicações e contra-indicações desse procedimento que é um sucesso.

A lente de contato dental

Nos últimos anos a procura por novos tratamentos estéticos tem aumentado consideravelmente. Especialmente quando este assunto está relacionado à saúde. Dessa forma, cada vez mais as pessoas querem tratamentos associados que consigam unir saúde e estética em um só procedimento. Afinal, quem não quer um sorriso branquinho com os dentes “retinhos”, ao mesmo tempo em que resolve problemas de desgaste e desalinhamento dos dentes? Isso mesmo, as lentes de contato funcionam como capas nos dentes, enquanto deixam os dentes bonitos e aumentam a resistência e proteção.

Quem pode colocar as lentes de contato dentais?

Primeiramente é preciso esclarecer que estão aptos ao tratamento apenas pacientes com saúde dental em dia. As lentes de contato são facetas ultrafinas, feitas de porcelana, e que precisam preservar ao máximo o dente natural. Disso depende a durabilidade do tratamento.

Essa avaliação somente o dentista tem a competência de dar. Ele estima se o paciente tem muitos riscos de cáries e se tem muita má oclusão e sobreposição, se os dentes são fracos e com fina camada de esmalte. Nesses casos o tratamento com lentes de contato não é indicado.

Além disso, o tratamento somente é recomendado para adultos com formação dentária completa. Isto é, com idade superior a 18 anos.

Enfim, qual a utilidade das lentes de contato?

utilidade da lentes de contato dentaisQuando falamos em lentes de contato dental, tratamos de um assunto que vai além da estética, apesar de considerar que os dentes ficam lindos e perfeitos e bem naturais com essa técnica. Mas as lentes de contato solucionam uma série de traumas e fraturas. Elas ainda resolvem aquela coloração escura, deixando todos os dentre brancos e uniformes. Além de deixar os dentes mais resistentes às manchas e impactos.

 

 

Quais são as contra-indicações?

Vamos citar alguns exemplos de problemas de saúde dental que podem impedir a colocação das lentes de contato, sem antes fazer um tratamento apropriado.

– São pacientes com casos de muitos riscos de cáries. Que em conseqüência disso, possuem muitas restaurações antigas e amareladas.

– Dentes com coloração escura decorrente de tratamento de canal. Nesses casos as facetas de porcelana são uma solução mais confiável, por se tratar de facetas mais grossas.

– Em pacientes edêntulos (ausência de um ou mais dentes).

– Pacientes com bruxismo, o hábito de ranger e aplicar força sobre os dentes prejudica a lente de contato, diminuindo consideravelmente sua resistência e durabilidade.

Deixe uma resposta