Cuidados com o aparelho ortodôntico

9 maio 2014
Comentários: 3

Categoria: Ortodontia
9 maio 2014, Comentários: 3

Cuidados com o aparelho ortodôntico

Após a instalação do aparelho ortodôntico fixo, são necessários vários cuidados específicos, tanto em relação à #higiene dentária quanto à manutenção do aparelho em boca.

Quanto a higiene

Com o aparelho fixo colado, a higiene oral fica um pouco mais complicada e requer um pouco mais de paciência. O acúmulo de alimentos e placa bacteriana torna-se mais constante, consequentemente a incidência de inflamações na gengiva (gengivite) torna-se frequente entre os pacientes. Além de causar mau cheiro (mau hálito), uma higiene deficiente pode causar o inchaço das gengivas, sangramento gengival, gerando atrasos no tratamento.

Primeiramente uma escovação cuidadosa de toda cavidade bucal deve ser realizada. É interessante que a escova dental tenha somente cerdas de nylon, sem cerdas acessórias ou cones de borracha para “massagear a gengiva” como promete algumas propagandas. Importante que tenha a cabeça pequena e cerdas macias. O modelo de escova ideal então é um modelo bem simples.

Agora, além dos dentes, o aparelho tem que ser limpo também. Após a escovação com a escova dentária normal, deve ser usada a escova interdental com cabo para aparelho ortodôntico fixo. Essa escova penetra perfeitamente, em um sentido vertical, entre os brackets e sob o fio ortodôntico, realizando uma limpeza na junção dos dentes e na base dos brackets.

cuidado aparelho escova

Muita gente pensa que o fio dental é apenas um coadjuvante na higiene oral. Engana-se. Ele é de extrema importância na remoção da placa bacteriana. Sim, a principal função do fio dental não é, como muitos pensam, remover restos alimentares, mas sim a remoção da placa bacteriana que se adere às superfícies dentárias. Então seu uso é tão importante quanto o uso da escova. Usando-o corretamente, pode-se usá-lo apenas uma vez ao dia, de preferência à noite. O arco ortodôntico impede que se use o fio dental de maneira costumeira. Por isso lança-se mão ou do passa-fio ou do super floss.

cuidado aparelho passa fio

Posso usar enxaguante bucal?

Depende. O enxaguante bucal é um excelente coadjuvante na higiene oral. Porém, jamais deve ser usado como substituto tanto da escova, da escova interdental ou do fio dental. Pois é necessária a remoção mecânica da placa bacteriana.

cuidado aparelho enxaguante

Dor após instalação aparelho dentário fixo

É normal sentirmos dor de leve a moderada nos dentes após a instalação do aparelho dental fixo. É do processo biológico de movimentação. Comumente essa dor pode variar de 1 a 5 dias, sendo gradualmente diminuída. É importante salientar que não é recomendado o uso de anti-inflamatórios para o controle desse tipo de dia, após as manutenções, pois eles atrasam o processo de movimentação dentária. Deve-se dar preferência aos analgésicos para o controle da dor quando for necessário.

Nossa mucosa, como não está acostumada com o atrito gerado da parte interna do lábio com as peças do aparelho, primeiramente tende a ficar um pouco irritada, avermelhada. Muitas vezes pequenos cortes – parecendo pequenas aftas – podem surgir, o que causa um desconforto ao paciente. Normalmente, após uma semana da instalação, nosso corpo produz uma camada mais grossa de ceratina para a parte interna do lábio, deixando a mucosa mais espessa, evitando esse desconforto.

Outros cuidados com o aparelho dentário fixo

Evitar comer alimentos duros como: balas, pé-de-moleque, rapadura, gelo, pirulito, balas pegajosas, bem como qualquer outro alimento muito duro.

Isso evita a quebra dos brackets e intercorrências desagradáveis durante o tratamento com o aparelho dentário.

3 responses on “Cuidados com o aparelho ortodôntico

  1. Débora disse:

    Qdo o enxaguante bucal arde a boca não estraga as brackets???

  2. Débora disse:

    Qdo arde a boca com o enxaguante bucal ele não estraga as brakets??

    • Marcelo Borille disse:

      Agradecemos pelo contato.
      Não, na verdade nao estraga os brackets, pois eles são de aço inoxidável (inox). Outros brackets comuns hoje em dia são os brackets cerâmicos, que são inertes à qualquer fluido oral. Podes fazer bochechos com enxaguantes sem problemas, sempre lembrando que enxaguante bucal nunca deve ser usado como substituto e sim como coadjuvante na escovação!
      att
      Equipe Sorridere

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *