Ortodontista

O que faz um ortodontista?

Ortodontista é o dentista especializado na prevenção e tratamento de problemas ocasionados pelo crescimento da face. Esta especialidade envolve todas as disfunções ocasionadas por mal oclusão, arqueamento dentário e posicionamento dos dentes. Não só da estética cuida o ortodontista, primeiramente ele valia e trata da saúde do paciente relacionada aos problemas de posicionamento dos dentes que ainda dificultam a higienização e favorecem inflamações na gengiva, aparecimento de cáries, acúmulo de tártaro entre outros. Certificado de que a saúde do paciente não está prejudicada, o ortodontista busca os tratamentos que melhoram a estética do sorriso, dando ao paciente as diversas opções de tratamentos.

Ortodontista em Porto Alegre

Como saber se estou escolhendo o profissional certo?

Primeiramente certifique-se da idoneidade do profissional, busque referências. Procure saber como é a clínica onde ele atende, como foi o atendimento em outros pacientes, quanto tempo atua no mercado e se atua sozinho ou trabalha com outros profissionais relacionados.

Uma busca na internet vai ajudar e através do site da clinica e/ou profissional escolhido, você ainda poderá conhecer mais sobre as habilidades e se certificar do tipo de especialista que será ideal para atender o seu caso.

Tome cuidado com aqueles que oferecem promoções, descontos, facilidades e verdadeiros “milagres”. A desonestidade já começa quando o dentista oferece uma promoção, anúncios apelativos não são permitido pelo código de ética da odontologia.

Certifique-se que o ortodontista possui título de especialista registrado no conselho de odontologia e verifique se ele segue as normas de higiene e biossegurança.

Em caso de má oclusão não basta colocar aparelho?

Veja bem, a situação pode ser mais grave que parece, simples dentes tortos podem ser decorrência de problemas na face, ocasionado pelo crescimento. Por isso é importante encontrar um bom profissional para avaliar se esse é o caso.

Infelizmente hoje, temos todos os tipos de profissionais que atuam em nosso mercado, existem dentistas sem especialização em ortodontia que atuam nesse segmento, são aqueles que estão interessados somente nos lucros, enquanto outros valorizam o paciente e trabalham para obter o melhor resultado. Qual desses você que para cuidar de você?

Quais são os riscos de um procedimento mal feito?

Com certeza são os piores. A movimentação dos dentes para uma posição errada pode ocasionar problemas para a saúde em geral, que vão desde sérias dores de cabeça à graves complicações ao sistema digestivo. A perda dos dentes e a reabsorção da raiz e dores na ATM (articulação temporo mandibular) são no mínimo aguardados em casos de procedimentos mal realizados. Sem contar com um gasto ainda maior para o caso de restaurar o trabalho.

Tenha a certeza de que o profissional realizou um planejamento para o seu tratamento, não aceite partir para qualquer procedimento sem que o profissional explique e converse com você. Dr. Giovani Borille é formado pela UFRGS e ortodontista em Porto Alegre pela Faculdade São Leopoldo Mandic.