Nada de negligências quando o tema for cirurgia! Esse é o primeiro assunto a ser esclarecido!
Precauções devem ser tomadas em todas as etapas do processo, inclusive após ele. Há cuidados que devem ser cumpridos à risca para evitar problemas e complicações, e, podem acreditar, mas grande parte dos pacientes não os cumpre. A eficiência de uma cirurgia de
implante dentário ou
extração de siso não depende somente do seu planejamento. Os cuidados no pré e pós-operatório são fatores preventivos de possíveis complicações, além de assegurar resultado satisfatório e mais rápido. O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. O sistema imunológico fica abalado, a circulação sanguínea precisa trabalhar o dobro. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente. Por esse motivo é importante seguir as orientações do médico no pré e no pós-operatório.
Desconfortos são esperados após o procedimento, é importante ter sempre alguém por perto para ajudar nas tarefas. Repouso é fundamental e previnem o aumento do edema (inchaço), dor, hemorragias e infecções. Os três primeiros dias são fundamentais para a estabilização inicial do coágulo sanguíneo, é neste período vai ser determinante para um bom resultado pós-operatório sem complicações. Qualquer cirurgia que atinja as expectativas tanto do paciente quanto do cirurgião, depende de uma série de fatores.
Compressas quentes ou frias podem ser ótimas alternativas. É recomendável fazer por vinte minutos a cada duas horas, isso irá ajudar a diminuir o edema, que nada mais é do que uma sinalização do organismo indicando que está contribuindo com o reparo e com a cicatrização. A dica é
compressa gelada nas primeiras 24 horas, e quentes nos próximos dias. Quando houver muito sangramento a #dica é pressionar uma gaze diretamente sobre o local da cirurgia, durante cerca de 30 minutos, troque a gaze e repita a operação até a hemorragia estar controlada. Se o sangramento continuar contate o dentista. Podem ocorrer regiões arroxeadas na área da cirurgia. É uma resposta normal que ocorre em algumas pessoas e não é preocupante. Ele desaparece entre 7 e 14 dias.
Leia mais
Considereções Finais
O Juízo é sempre o foco de atenções. O dente do siso ou do juízo, como é chamado o terceiro molar, costuma causar dor e preocupação em muita gente. Por ser o último dente a nascer ele pode não encontrar o espaço necessário na gengiva. É preciso lembrar que muitos mitos são criados em analogia ao nascimento do dente tardio. Nem tudo é motivo de apreensão quando o siso começar a aparecer. Quando for necessário extrair o Juízo, o pós-operatório exige cuidados redobrados, as dores e infecções são comuns nesses casos. Esta cirurgia estimula uma sequência de reações inflamatórias nos tecidos ao redor da área da extração, inclusive com possíveis feridas que ficam expostas ao ambiente de bactérias, vírus e fungos, comuns a boca.