Tártaro dentário
Já que estamos falando de mau hálito, o tártaro dentário, também conhecido como cálculo dental, é um forte contribuinte para esse malefício. O cálculo dental é uma placa bacteriana, formada, com o acúmulo de dejetos de alimentos nas paredes dos dentes ou gengiva. De cor marrom ou amarelada, o tártaro é facilmente visível e causa um incômodo estético.
Qual a diferença entre cálculo e placa?
A placa, também é uma formação bacteriana, ela é grudenta e incolor. Já o tártaro a calcificação dessa placa que se torna endurecida e aderente ao esmalte. Se não for removido, ele evolui para gengivite, cáries e demais doenças periodontais.
Como tirar o cálculo dos dentes?
Você mesmo pode evitar a formação de cálculo, aplicando-se a higienização se bem feita. Mas depois das camadas já formadas, somente o dentista pode retirar, ele fará uma limpeza profunda e através de uma espécie de raspagem, feita com instrumentos específicos que retiram toda a placa. A remoção do #tártaro não ocasionará traumas nos dentes. O procedimento de retirada é minimamente invasivo e não ocasiona risco ao esmalte – profilaxia dentária.
Alimentação adequada:
Ao contrário que muitos pensam, a alimentação está sim ligada à formação de cálculo dental. O consumo exagerado de alimentos ácidos ou ricos em açucares podem causar tártaro, e do contrário, com uma alimentação rica em frutas e verduras cruas este problema surgiriam menos.
Deixe um comentário