Sobredentadura ou Overdenture

Sobredentaduras ou Overdentures

Também conhecida como sobredentaduras as Overdentures são próteses sobre implantadas que recuperam a porção dental perdida, o rebordo alveolar e ainda proporcionava suporte aos músculos da face. Apesar de ter sido lançada na década de noventa, este tipo de técnica ainda hoje é utilizada, mesmo com o advento de inúmeras inovações tecnológicas na ortodontia como o caso dos implantes dentários inclinados, do princípio da ancoragem em Implantodontia e da técnica all-on-four.

Funcionamento das Sobredentaduras

As overdentures fazem uso de soldadura biológica, que são implantes dentais osseointegrados, raízes artificiais implantadas no osso, que criam uma base sólida, possibilitando que sobre esta seja colocada uma prótese dental totalmente removível. Fixam-se no interior da boca, possuem uma capsula na parte interna da sobredentadura, e, por meio de botões de encaixe que são fixados no o implante dental resultam em uma prótese confortável e esteticamente agradável.

overdenture locator

Indicações da Sobredentadura

Esta espécie de sobredentadura é indicada principalmente para pessoas com dificuldades em manter dentaduras instáveis, que se movem, o encaixe existente entre o implante dental e a overdenture, propicia que o paciente tenha facilidade para remover a dentadura no momento da higienização, e quando a mantém no interior da boca, esta, permanece fixa dando maior comodidade ao paciente. Em outro passo, para o implante de uma prótese fixa, é minimamente necessário tecido ósseo suficiente para a colocação de cinco a seis implantes, e estas muitas vezes não propiciam o completo restabelecimento das dimensões faciais, das referências fonéticas, dos tecidos moles peri-implantares e do volume muscular da face.

overdenture bola

Vantagens das Overdentures

Deve-se sempre lembrar de que o paciente que busca uma dentadura quer manter as feições faciais, e de aparência pouco ou nada modificadas. Um dos grandes desafios dos ortodontistas atualmente é primar pela perfeição de seu trabalho, dando ao paciente a satisfação em recuperar um sorriso jovial, mesmo com o uso de overdentures. Para restabelecer as dimensões faciais, que em muitas vezes se demonstra modificada com a utilização de próteses totais fixas, é necessário efetuar uma série de procedimentos de enxertos de tecido mole e duro previamente à colocação dos implantes, além de cirurgias plásticas para providenciar correções na face. Esses procedimentos são demorados e as intervenções cirúrgicas são de grande impacto. As overdentures em poucas seções são implantadas, já as “fixas” demoram meses para apresentar a finalização do processo.

Overdenture Vs. Protocolo

As diferenças entre a sbredentadura ou overdenture e o protocolo fixo são imensas, no entanto a facilidade de o paciente de higienizar as overdentures é deveras maior. Na prática, o paciente apenas retira, limpa e encaixa novamente. Já quem opta pela incorporação de implantes fixos se depara com acúmulos de alimentos nas próteses e há imensa dificuldade em efetuar a limpeza sem o auxilio de um dentista. De acordo com estudo realizado pela USP-Fundecto, um paciente que utiliza uma overdenture há aproximadamente quatro anos, não tem intenção de substituí-la por uma prótese fixa do tipo protocolo, afirmando estar completamente adaptado e satisfeito, recusando-se a implantar “dentes fixos”, uma vez comparando os riscos e desgastes cirúrgicos que enfrentaria ao optar pela troca.

sobredentadura barra clip
Observa-se, pois, que apesar dos avanços tecnológicos no meio ortodôntico, os implantes, utilizando-se da inclinação dos mesmos, buscando um princípio de ancoragem, para proporcionar a utilização de menor numero de fixações com a finalidade de suportar uma prótese fixa, a chamada técnica all-on-four, quando utilizada neste tipo de procedimento, se demonstra amplamente eficiente. Conseguindo-se assim o suporte necessário para uma prótese protocolo com um numero bastante inferior aos de implantes do que os utilizados em outras técnicas. Porém, apesar de esta inovação facilitadora com relação ao numero de implantes, no que diz respeito a limpeza dental, não houve até o presente a extinção dos problemas com a higiene, bem como os de adaptação e principalmente de custos. Uma prótese fixa dental é claramente mais custosa que a implantação de uma overdenture.

Podemos concluir que, as overdentures ainda permanecerão nas praticas ortodônticas por bastante tempo. Estas são especialmente adequadas nos casos de pacientes que em transição de uma prótese totalmente móvel para uma do tipo protocolo, seria o caminho do meio, uma modificação menos brusca. Recomenda-se ainda, para aqueles com menor condição socioeconômica, infinitamente menos custosa do que uma prótese protocolo. As próteses do tipo protocolo normalmente trazem transtorno de adaptação, por isso, na fase de planejamento com o paciente, será sempre necessário repassar as possibilidades de má adaptação. Neste sentido vê-se que a utilização das overdentures ainda é uma boa solução, mas sempre com a recomendação de dentista.

Informações para o paciente

Veja essas animações para compreender melhor funcionamento das sobredentaduras ou overdentures e suas diferentes indicações. Na Clínica Odontológica Sorridere você terá certeza de contar com profissionais sempre atualizados que estarão utilizando as técnicas mais modernas e utilizando material da melhor qualidade para obter o melhor resultado no seu tratamento.

Overdenture em Porto Alegre

Sobredentadura em Porto Alegre

Ligue agora e saiba mais sobre Overdenture (Sobredentadura)

[jamiesocial]