19 abril 2014
Comentários: 0
19 abril 2014, Comentários: 0

Os primeiros dentistas em Porto Alegre

O dentista ou cirurgião-dentista é o profissional da área da saúde habilitado a trabalhar na odontologia. No século XIX a odontologia era praticada por e barbeiros e cirurgiões. As práticas eram basicamente extrações dentárias sem anestesia pois ainda não tinha sido descoberto, tratamento de fístulas dos dentes e tratamento de cárie dentária com remédios tópicos. No século XVIII já substituiam dentes perdídos por postiços de origem humana ou talhados em osso ou marfim. A porcelana só apareceu tempo depois no século XIX e eram fixados por grampos metálicos nos naturais. Dentes extraídos já eram substituídos por postiços, presos aos naturais com grampos de metal. Atualmente o #dentista ou dentistas saem da faculdade com ênfase em prevenção pois as faculdades que optam pelo rumo da saúde coletiva são mais valorizadas pelo ministério da saúde e educação. Principalmente nas faculdades federais.

dentista barbeiro

dentista barbeiro

No Brasil o dentista ou cirurgião-dentista é o profissional da saúde legalmente e cientificamente habilitado ao tratamento do bucal. O dia nacional do cirurgião-dentista aqui no Brasil é o dia 25 de Outubro, dado em que foi criada a primeira faculdade de Odontologia no estado da Bahia. Os dentistas em Porto Alegre tiveram a sua Faculdade fundada em 1898. Proposta por Dr. Henrique Riedel começou a funcionar em uma sala do porão do antigo Liceu que depois se tornou o Colégio Sevigné. Só foi reconhecido em 1900 pois antes era vinculado ao curso de medicina. Nessa época foi jubilado o primeiro dentista em Porto Alegre e único aluno.

Construcao do predio da Faculdade de Odontologia da UFRGS

Construçã do prédio da Faculdade de Odontologia da UFRGS

Devido a pouco interesse o curso foi fechado em 1922 e só reabriu anos mais tarde em 1932 e em 1949 através da lei n.1021 integrou a então Universidade de Porto Alegre ainda administrada pela Faculdade de Medicina. Somente em 1952 pelo decreto n.30.943 quando Faculadade de Odontologia foi incluída à UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul em #PortoAlegre conseguiu sua autonomia.
Os dentistas Marcelo Barboza Borille e Márcio Pinto fundadores da Clínica Odontológica Sorridere tiveram sua formação da de cirurgiões-dentistas na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre no ano de 2003.
Procurando um dentista em Porto Alegre? Ligue para a Sorridere 3346.3277
#correntedosorriso #clinicasorridere #dentista #dentistaportoalegre #dentistaemportoalegre

Leia mais:
Consulta Dentista
Dentistas em Porto Alegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *