Clínica Geral

Profilaxia Dental

Todos queremos dentes brancos, uma boca limpa e um hálito refrescante não é mesmo? Isso é possível através de uma dieta cuidadosa, hábitos diários de higiene e profilaxia periódica dos dentes realizada pelo seu dentista. A profilaxia odontológica ou simplesmente limpeza dos dentes, é o procedimento que o dentista realiza para remover o biofilme (placa) e o cálculo (tártaro) dental. A placa e o tártaro causam inflamação dos tecidos de suporte (gengiva, ligamento periodontal e osso) provocando sangramento e inchaço gengival, mobilidade e até a perda dos dentes. A profilaxia dos dentes é realizada através do uso de curetas e do aparelho de ultrasson. O ultrasson é um aparelho possível de ajustar a potência, o que resulta num procedimento de mínimo desconforto. Somente alguns pacientes com hipersensibilidade dentária necessitam de anestesia.

Restaurações de dentes

A restauração dental é um procedimento muito comum na rotina do consultório e que faz parte da especialidade denominada dentística restauradora. Restaurações são necessárias para tratamento de dentes com cárie ou que sofreram algum tipo de trauma. A reconstrução ou a reconstituição das estruturas perdidas é realizada utilizando materiais como ionômero de vidro e resina composta. A cárie não tratada evolui para o progressivo comprometimento do dente podendo causar dor cada vez mais intensa e frequente, inflamação e infecção da polpa exigindo o tratamento de canal e, em alguns casos, a perda do dente por excessiva destruição da estrutura.

Restaurações indiretas tipo inlay/onlay

As restaurações indiretas possuem as mesmas indicações das restaurações convencionais, porém apresentam como diferencial uma possibilidade de melhor personalização, estética e refino da estruturas restauradas, principalmente em restaurações mais extensas, pois essas são mais difíceis de realizar de forma direta. São classificadas como inlays (restauração entre as cúspides dos dentes) e onlays (cobre uma ou mais cúspides). Uma restauração indireta exige mais de uma consulta pois as inlays e onlays devem ser confeccionadas em laboratório para posterior cimentação sobre o dente que será restaurado.

Facetas de resina

Quando falamos sobre estética dental logo nos vem à cabeça nossos dentes anteriores não é mesmo? Pensamos em dentes alinhados, brancos, lisos e brilhantes. Uma solução muito prática e satisfatória são as facetas de resina. Nesse procedimento é possível realizar todas as modificações estéticas necessárias na porção frontal do dente, utilizando pouco desgaste ou, em alguns casos, nenhum desgaste podendo simplesmente ser adicionados a superfície. Por apresentar essas características, além de ser uma técnica rápida e de ótimo resultado, muitas vezes as facetas são alternativas reversíveis, ou seja, podem ser removidas sem nenhum dano a estrutura.

Cuidados durante e após o tratamento odontológico

Todos nós devemos elaborar uma conscientização dos cuidados que devemos ter com nossa saúde. Na boca não é diferente, tanto na nossa rotina caseira como nas visitas periódicas ao cirurgião dentista. Hábitos alimentares menos cariogênicos, cuidadosa higiene bucal, reavaliações frequentes de tratamentos realizados, aplicação de flúor quando diagnosticado a necessidade, reavaliação das condições, higiene e necessidade de substituição das próteses em pacientes portadores das mesmas, entre outros fatores são alguns dos cuidados que devemos ter durante toda nossa vida.

[jamiesocial]