Mini Implante Dentário

Mini Implantes Dentários:

Uma mudança de vida para pacientes que usam dentaduras

Todo dentista já recebeu em seu consultório pacientes que se sentem infelizes e desconfortáveis com suas dentaduras, sejam elas totais ou parciais.

mini implante dental versus tradicional

 

Obviamente o paciente não irá mais recuperar as mesmas funções da dentição natural, mas pode chegar muito perto disso com a inserção dos Mini Implantes Dentários. Além da auto confiança, o paciente também recupera a auto estima, pois os resultados estéticos também são muito compensadores.

Os Mini Implantes dentários tratam-se de implantes dentários que tem a função de segurar ou melhor fixar as overdentures ou sobredentaduras. Neste rápido procedimento, parafusos de titânio de pequeno diâmetro e com esfera retentora na ponta são colocados na mandíbula, geralmente com anestesia local e que permite a colocação em funcionamento de sua própria dentadura no mesmo ato da colocação dos implantes. Os desconfortos após a colocação geralmente são pequenos e qualquer dor é aliviada com analgésicos. O mini implante dentário surgiu como uma alternativa atraente de substituir os implantes tradicionais em casos de pacientes que não podem suportar o procedimento cirúrgico ocasionado por implantes tradicionais.

Os implantes dentários para a estabilização da dentadura vêm se tornando cada vez mais populares nos últimos anos. Dados mostram que a colocação de dois implantes na região anterior da mandíbula pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida dos pacientes, e podem ajudar a manter os ossos da mandíbula, que após perda de dentes tendem a perder seu volume.

mini implante dental com cápsula oring

Apesar de a comunidade dental ter opções mais poderosas para pacientes que procuram estabilidade após a perda da dentição, descobertas como essas, proporcionam aos profissionais da odontologia fornecer apoio e orientação para pacientes de próteses, e para ajudar a educá-los sobre as opções disponíveis para melhorar o seu conforto e confiança.

Uma vez que, para muitos pacientes, os implantes dentários tradicionais não são uma opção viável. Isto se dá devido uma série de fatores. Em primeiro lugar, os pacientes devem ter níveis adequados de osso para ancorar os implantes. Embora os níveis de osso muitas vezes não são um problema para os pacientes que apenas recentemente se tornaram desdentado, usuários de prótese total de longa data, muitas vezes têm sulcos que foram reabsorvidos demais para a colocação do implante. Esta reabsorção pode ser tratada com enxerto de osso, mas este tratamento proporciona uma camada de complexidade e despesa médica, que nem sempre podem ser alcançados

pelos pacientes. Esses procedimentos também dependem muito da saúde do paciente, capacidade de invasão, idade e tempo envolvido no tratamento. Para alguns pacientes o procedimento de colocação de implantes pode ser muito traumático e pode exigir muito tempo de cura.

Por isso, a colocação de Mini Implante Dental pode ser animador para os pacientes que querem uma solução para suas dentaduras mal ajustadas.

mini implante dental

O paciente idoso precisa de atenção especial?

Sim, a atenção especial ao idoso se deve ao fato de que o paciente possa ser portador de problemas de saúde como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, osteoporose, deficiência de cicatrização, mobilidade reduzida, entre outros, é preciso considerar todo o histórico do paciente e medicamentos utilizados.

Como é feita a colocação do Mini Implante Dentário?

O processo de colocação de implantes tradicionais e dos mini é bastante diferente. Um procedimento muito simples, seguro, sem pontos e nem bisturi. Num procedimento típico de estabilização de dentaduras, quatro mini implantes são colocados na mandíbula inferior. Com o auxílio de ferramentas de diagnóstico por imagem, o dentista marca os locais apropriados para os implantes e, em seguida, usa uma broca piloto para criar um pequeno buraco no tecido. Os implantes são inseridos nos orifícios piloto e apertados. Este procedimento é minimamente invasivo e em apenas 1 dia o paciente pode perceber as mudanças o que o difere muito do processo de implantes tradicionais, que envolve cortes nas abas do tecido e requer bastante tempo de cicatrização.

prótese sobre mini implantes dentais

E se a perda dos dentes ocasionar muita perde óssea é preciso fazer enxerto para a colocação do Mini Implante?

Enquanto muitos pacientes desdentados não têm níveis ósseos adequados para implantes tradicionais, os requisitos de ossos para mini implantes são significativamente mais baixos.

Qual o tamanho do Mini Implante Dentário?

Estes implantes variam em tamanho de 1,8 mm a aproximadamente 3 mm de diâmetro em relação ao implante tradicional de 3,75 mm.

mini implantiles mdi milo

A dentadura utilizada pode ser a mesma ou é preciso confeccionar nova?

Se a overdenture usada ainda estiver em bom estado de conservação pode ser utilizada, caso contrário é preciso confeccionar nova antes da realização do mini implante.

Como é feita a manutenção dos Mini Implantes Dentários?

Primeiramente com muita higienização, a escovação deve ser um hábito e deve se repetir, pelo menos, 3 vezes ao dia. Uma limpeza diária consiste em remover a dentadura e escovar em torno dos implantes para remoção de restos de alimentos e placa que além de limpar promove a circulação sanguínea do tecido gengival. O paciente também deve retornar ao dentista, para exames, a cada seis meses após a colocação do implante. Isso ajuda a garantir que os implantes permanecem estáveis e que o paciente cuide deles corretamente.

sobredentadura sobre mini implantes

Outra razão que os pacientes devem retornar ao dentista regularmente é que as overdentures necessitam de substituição periódica. Os anéis de vedação desgastam com o tempo, e é recomendada a troca segundo a Intra-Lock fabricante dos componentes.

Há pacientes com próteses ou implantes em todas as idades, todos com as mesmas dificuldades para comer, falar ou rir, cada paciente é diferente e os resultados podem variar. Somente um clínico bem treinado pode ajudar na escolha do melhor plano e tratamento. Não deixe de contar ao dentista quais seus desejos ou necessidades com o tratamento, isso irá auxiliá-lo na elaboração do seu planejamento que acarretará em melhores resultados. Fale com seu dentista para saber sobre os riscos e benefícios e então decidir se estabilização de dentadura com mini implantes é o melhor para você.