Implante Dental

implante dentário
É a melhor opção se você necessita repor um, alguns ou até mesmo todos os seus dentes. Usado pra substituir as raízes dos dentes naturais perdidos, é fabricados em titânio. Instalados na maxila ou mandíbula, podem receber a maior variedade de próteses sobre eles proporcionando a recuperação da função mastigatória e a beleza do seu sorriso. A Clínica Odontológica Sorridere tem opções de implante dentário com próteses fixas ou móveis, que terão a estabilidade necessária para o seu conforto e segurança.

Implante ósseo integrado

Instalados no osso maxilar cirurgicamente necessitam de um tempo de ósseo integração que é cerca de 3-4 meses na mandíbula e de 4-6 na maxila. Passado esse tempo é feita uma pequena cirurgia onde é removido o parafuso de cobertura (protege a rosca interna do implante) e instalado o cicatrizador (faz a ligação do implante com o meio bucal). Passamos então para a fase protética do implante onde será realizada uma moldagem para confecção e instalação de um ou vários dentes artificiais.

Prótese Fixa | Protocolo

Também conhecida por Protocolo Bränemark, a prótese tipo protocolo sobre implantes é uma prótese total fixada sobre 4-8 implantes dentários que não é removida pelo paciente. Recuperando estética e função maravilhosamente bem é uma excelente escolha para os pacientes que desejam se livrar das dentaduras. Esse tipo de prótese pode ser confeccionada em acrílico ou porcelana e o paciente tem seu poder de mastigação recuperado em 85%, muito superior aos 20% com as dentaduras tradicionais.

Prótese Móvel | Sobredentadura

Também conhecida como overdenture consiste em uma dentadura (prótese total) fixada por meio de dispositivos de encaixe que são instalados sobre os implantes para resolver o problema de retenção (prótese mais firme - maior segurança e conforto). O paciente pode colocar ou tirar a prótese sempre que necessário fazer a higiene que se torna mais fácil. Possui um custo menor que a prótese fixa pois necessita menos implantes dentais 2-4 em média, e é feita de acrílico.

Cirurgia Guiada | Sem Corte

Consiste em uma técnica cirurgica sem incisões com lâminas (flapless) para colocação dos implantes dentários. Todo o processo da cirurgia guiada é realizado por meio de instrumentos rotatórios através de um guia cirurgico. Esse guia é construído em empresas de prototipagem que utilizam os dados provenientes da tomografia digital e de programas específicos onde o implantodontista realiza a colocação virtual dos implantes. O tempo cirurgico e o melhor pós operatório são as suas pricipais vantagens e a maior desvantagem está no custo.

Carga Imediata | Função Imediata

A carga imediata ou função imediata é possível de ser executada quando a qualidade e quantidade óssea são suficientes para a estabilização e travamento do implante dentário. Isso permite a imediata instalação de um dente provisório funcional sobre o implante. Após o tempo de ósseo integração se completar será confeccionada a prótese dentária definitiva de porcelana.

Implante ortodôntico

Os implantes ortodônticos são capazes de fornecer um apoio estático e rígido para a ancoragem das forças ortodônticas sem se deslocarem. Possibilitando o tratamento de má oclusões graves em que os dentes não são suficientes em qualidade ou quantidade. Tornam os tratamentos mais rápidos e podem em alguns casos substituírem os aparelhos extras.

Mini Implantes dentários

mini implante dentário
Os Mini Implantes dentários tratam-se de implantes dentários que tem a função de segurar ou melhor fixar as overdentures ou sobredentaduras. Neste rápido procedimento, parafusos de titânio de pequeno diâmetro e com esfera retentora na ponta são colocados na mandíbula, geralmente com anestesia local e que permite a colocação em funcionamento de sua própria dentadura no mesmo ato da colocação dos implantes. Os desconfortos após a colocação geralmente são pequenos e qualquer dor é aliviada com analgésicos. O mini implante dentário surgiu como uma alternativa atraente de substituir os implantes tradicionais em casos de pacientes que não podem suportar o procedimento cirúrgico ocasionado por implantes tradicionais.

SLActive

Inovação tecnológica de química de superfície tornando o implante dental ativo e hidrofílico o que acelera a ósseo integração. A maior área de superfície acessível de contato e absorção direta de proteínas promove a formação óssea mais precoce possível. Otimiza a estabilidade do implante no período mais crítico da integração que é entre a semana 2 e 4.

All-on-4

O All-on-4 é responsável por mudanças drásticas no sorriso através de uma técnica cirúrgica dentária que permite a colocação de quatro implantes, com próteses fixas, na região anterior dos maxilares. Este procedimento é muito utilizado na reabilitação de pacientes desdentados, possibilitando a colocação de dentes imediatamente após a cirurgia. Os 4 implantes eixo são feitos nos maxilares que possuem maior densidade óssea, por isso apresentam a maior taxa de sucesso nestes casos, justificado pela frequente perda óssea acompanhada da perda dos dentes. Este tipo de implante nem sempre necessita de enxerto ósseo. O procedimento consiste na fixação de uma prótese totalmente personalizada, também chamada de ponte, fixadas em apenas 4 implantes de titânio. Neste caso os implantes funcionam como “pilares” que irão fixar as próteses (pontes).

Implante Zigomático

Os implantes zigomáticos são ancorados no osso zigomático e na maxila em pacientes com severa perda óssea que não querem ou não podem se submeter ao enxerto ósseo. Normalmente a técnica pode ser associada a cirurgia guiada, mas atualmente vem perdendo espaço para os implantes curtos e estreitos pelo melhor posicionamento facilitando a confecção da prótese dentária.

Dicas do expert - Doutor Sorridere

- O fumo pode colocar em risco a longevidade dos implantes dentários.

- Se alguma prótese sobre implantes dentários apresentar mobilidade, procure o dentista para reaperto ou substituição do parafuso.

- Se fez tratamento com implantes dentários e tem o hábito de ranger os dentes, use placa de bruxismo.

- Com higiene adequada e o comparecimento às consultas periódicas você manterá seus implantes dentários estáveis e saudáveis por muitos e muitos anos.


Informações para o paciente

Veja essas animações para compreender melhor funcionamento de um implante dentário e suas diferentes indicações. Na Clínica Odontológica Sorridere você terá certeza de contar com profissionais sempre atualizados que estarão utilizando as técnicas mais modernas e utilizando material da melhor qualidade para obter o melhor resultado no seu tratamento.

Quais as indicações e contraindicações dos implantes dentários?

Os implantes dentários são indicados para substituir um ou mais dentes perdidos através da reabilitação com próteses parafusadas ou cimentadas sobre os implantes. Não existe contraindicação absoluta para o tratamento com implantes dentários, porém, existem alguns fatores de risco que podem diminuir os índices de sucesso com a referida terapia, tais como: tabagismo, diabetes e doença periodontal (gengival).

Qual é o material utilizado nos implantes dentários?

Os implantes são confeccionados em titânio, metal que apresenta alta resistência mecânica, baixa densidade (leveza) e biocompatibilidade (aceitação pelo organismo). Com esse material o índice de rejeição é quase nulo, salvo casos em que alguns pacientes podem apresentar alergia às peças, neste caso, implantes cerâmicos podem ser utilizados.

Após a perda dos dentes qual o comportamento do osso dos maxilares?

Com a perda dos dentes, um processo contínuo de reabsorção e remodelação óssea ocorre nos maxilares. Próteses dentárias convencionais fixas ou removíveis podem ser utilizadas como alternativa de reabilitação aos dentes perdidos. Entretanto, com a instalação dessas próteses, o uso contínuo pode promover uma aceleração desse processo. Em contrapartida, se a reabilitação dos maxilares acontecer através dos implantes dentários o osso ao redor dessas fixações tende a estabilizar ao longo dos anos, ou seja, o osso é preservado pela presença do implante dentário.

Implante Dentário em Porto Alegre

Veja essa animaçõe para compreender melhor funcionamento do implante dentário em Porto Alegre e suas diferentes indicações. Na Clínica Odontológica Sorridere você terá certeza de contar com profissionais sempre atualizados que estarão utilizando as técnicas mais modernas e utilizando material da melhor qualidade para obter o melhor resultado no seu tratamento.